Curiosidades

Conheça a dieta paleolítica

By  | 

Quando se fala em emagrecer, diferentes tipos de dietas é o que não faltam para auxiliar na perda daqueles quilinhos indesejados. Há inúmeras opções de dietas para diferentes perfis.

Essas dietas são criadas sempre baseadas em algo específico. No caso da dieta paleolítica que separamos hoje para vocês, como podemos perceber pelo próprio nome, trata-se de uma dieta criada baseada em nossos ancestrais.

Para aqueles que não são muito antenados em história, lá vai um breve resumo sobre o período paleolítico ou Idade da pedra lascada.

Por dentro da história…

Esse período se concentrou desde 2 milhões a.C. até 10.000 a.C. e foi caracterizado pela criação de ferramentas e a vida nesse período baseava-se na caça de animais, pesca e coleta de alimentos (frutos, folhas e raízes). Uma das grandes descobertas desse período foi o fogo.

paleo

A dieta…

Pois bem, agora que já tivemos essa breve explicação sobre o período paleolítico. Vamos entender como é a dieta paleolítica.

Nessa dieta as pessoas tentam reproduzir a alimentação de nossos ancestrais. Sendo assim, com esse objetivo os seguidores dessa dieta eliminam todo tipo de alimento industrializado, além de comidas cultivadas por meio da agricultura como cereais, farinhas, açúcares e grãos que crescem dentro de vagens, como feijão e soja. Os derivados do leite, como queijos e manteigas também são evitados devido seu processo de industrialização.

O cardápio dessa dieta tem como base as proteínas, extraídas principalmente das carnes magras de boi, frango e peixes. Também tem os vegetais como complemento do cardápio. As frutas, legumes verduras podem ser consumidos á vontade.

Dicas

Se você se interessou separamos algumas dicas de ingredientes que podem compor sua dieta, eles são: mandioca, batata-doce, temperos como manjericão e alecrim e sementes oleaginosas, como nozes, amêndoas e castanhas. Esses alimentos podem ser consumidos crus ou cozidos. Se cozidos o ideal é que sejam preparados em temperatura de 180 graus.

Bem, se realmente você se interessou por seguir essa dieta, não se esqueça de antes consultar um profissional da área da saúde para orientá-lo, para que assim sua dieta seja bem sucedida sem trazer problemas a sua saúde.

Conclusão

Como qualquer dieta tem seus pontos positivos e negativos, há quem diga que ao seguir esse programa o organismo passa a funcionar melhor, além do emagrecimento, mas também há quem diga que se trata de uma das piores dietas, pois deixa o organismo defasado de diversos nutrientes presentes nos laticínios e nos grãos que não podem ser consumidos.

Fique atento e boa sorte em sua dieta!

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: [email protected] Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!