Curiosidades

Conheça os primeiros blogs da internet

By  | 

Contar um pouco do seu dia no facebook, twittar coisas legais em 140 caracteres, postar algo bacana no tumblr, compartilhar fotos de momentos divertidos no Instagram, criar um vlog… quem imaginou que um dia seria possível fazer tudo isso num computador conectado à grande rede?

No início da web, porém, o acesso à internet era bem restrito e a forma como as pessoas a utilizavam era bem menos diversificada do que nos dias de hoje. Neste post, vamos falar sobre uma ferramenta de comunicação muito famosa na atualidade e que já foi uma grande novidade no início da rede mundial de computadores: os blogs.

blog

O começo de tudo…

Aqui, você será apresentado aos primeiros blogs da internet, e poderá conhecer um pouco sobre as histórias dos precursores dessa ferramenta que alcançou um enorme sucesso na web.

É do Brasil!

Sim, o primeiro blog da internet em forma de diário virtual foi criado pelo cientista e pesquisador brasileiro Cláudio Pinhanez, no ano de 1994 e chamava-se Open Diary. O blog foi publicado no Laboratório de Mídia do MIT e servia para compartilhar acontecimentos vividos no cotidiano do brazuca, que o manteve atualizado até 1996.

“Cuidado… este é o meu diário”.

Essa frase era o aviso inicial do blog de Carolyn Burke, o Carolyn’s Diary. Em seu diário eletrônico, ela fazia exatamente o que nós, hoje, costumamos fazer nas várias redes sociais, só que de uma maneira bem mais simples: compartilhar poemas, pensamentos, revelar um pouco de seu dia, postar links…

Ela também fez parte de um projeto pioneiro à época, chamado “24 horas no Ciberespaço”, cujo objetivo era humanizar a internet, ficou famosa e foi capa da revista U.S. News, em 1996.

O primeiro blog de nicho?

Em abril de 1997, foi lançada a página de notícias Scripting News, com manchetes direcionadas aos usuários do software Frontier, um dos weblogs mais antigos que ainda se mantém na rede ainda hoje.

E ele foi criado por ninguém mais, ninguém menos que o programador e empresário Dave Winer, pioneiro na tecnologia de RSS, XML-RPC, OMPL e da API MetaWeblog, além de ser considerado um dos homens mais importantes da história da internet.

O seu blog apresentava, no início, posts com uma lista de links e, só depois de muito tempo, passaram a contar com mais conteúdo.

E você, tem um blog na internet, onde divide seus conhecimentos e experiências? Ou será que aderiu à modernidade e prefere a interação das redes sociais? Deixe o seu comentário.

Rate this post

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: [email protected] Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!