Saúde

Exame de fundo de olho. Você já fez?

By  | 

Por natureza temos um defeito muito grande: só procuramos o médico quando temos um problema muitas vezes já avançado.

O correto seria realizarmos consultas e exames de rotina pelo menos referente às principais especialidades médicas, como ir ao clínico geral, ao oftalmologista, para as mulheres, ir ao ginecologista, para os homens ir ao urologista e assim por diante. Mas, como sempre deixamos tudo para a última hora, muitas vezes prejudicamos o nosso bem-estar.

Geralmente aqueles que fazem o uso de óculos ou lentes de contato costumam ir com mais freqüência ao oftalmologista, mas mesmo aqueles que não usam deveriam ir no mínimo uma vez por ano para realizar exames preventivos, que são extremamente importantes. Ir ao oftalmologista não é apenas para detectar a necessidade de usar ou não óculos, mas também previnir contra inúmeras doenças que estão relacionadas à nossa visão.

fundo-olho

Um exame muito importante é o fundo de olho que detecta problemas na retina que podem até mesmo causar cegueira.

O exame

Esse exame é muito simples de ser realizado e pode ser feito no consultório médico mesmo ou em hospitais públicos. Através desse exame, o médico com apenas a utilização de uma lente de aumento e uma luz examina as artérias, veias e nervos da retina que podem até identificar doenças nos rins ou diabetes.

A aparelhagem

O aparelho utilizado nesse exame chama-se oftalmoscópio. É projetado um feixe de luz no interior do olho e, mediante o reflexo dessa luz na retina, é possível observar suas estruturas. Para melhorar e facilitar essa visualização, o médico aplica um colírio que dilata a pupila ocular.

Esse exame como dissemos anteriormente, trata-se de um exame simples e de rotina que deve ser realizado em qualquer idade e independente de qualquer problema.

O que os médicos visualizam nesse exame?

O fundo de olho trata-se de um exame não invasivo, isto é, não existe necessidade de agulhas ou cortes para realizá-lo. Nesse exame, o médico pode ver a parte do olho intimamente ligada ao cérebro que é a retina.

A retina fica na parte de trás do olho. Essa pode demonstrar alterações em diversas situações, sendo que a maior parte delas pode ser verificada através desse exame.

Qual o preparo para a realização desse exame?

Para realizar o fundo de olho, não é necessário nenhum preparo prévio. O exame é realizado com o paciente sentado podendo ou não fazer a utilização de colírios para dilatação das pupilas.

Agora que vocês já sabem o quanto é simples realizar esse exame e o quanto importante é, aproveite e agende sua consulta com seu oftalmologista e previna-se!

Rate this post

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: [email protected] Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!