Todos já estão na contagem regressiva para o Natal! Mas, o que significa o Natal? Infelizmente, para o comércio, é apenas mais uma data em que as pessoas gastam muito com presentes e para as pessoas que não estão muito ligadas a religião, um momento para farturas à mesa.
Contudo, o Natal é muito mais do que isso! É o nascimento do menino Jesus. Esse sim é o significado dessa data comemorativa.
Os símbolos natalinos
Talvez, se lhe perguntarem o motivo pelo qual as pessoas trocam presentes, você não saiba dizer. Podem perguntar também qual o significado de algumas pessoas acenderem velas na mesa na noite de Natal.
Enfim, para saber o real significado desses e de outros símbolos natalinos, acompanhe as dicas a seguir.
Os significados dos símbolos
Estrelas: Nas árvores de natal, algumas pessoas penduram uma estrela maior bem no topo da árvore. É bem verdade que muitas colocam porque acham bonito ou porque sempre fizeram assim. Contudo, a estrela representa luz e brilho e, no contexto natalino, simboliza Jesus.
Presentes: Todos trocamos presentes, mas a realidade, é que isso acontece, porque na noite em que o menino Jesus nasceu, os três reis magos foram levar presentes pelo nascimento do bebê.
Velas: São usadas não só para clarear a mesa ou para ser romântico no Natal. As velas indicam a luz de Jesus e a chama Dele presente em nossas vidas.
Papai Noel: É a representação de um bispo chamado São Nicolau que fazia o mesmo que o bom velhinho faz hoje: entregava presentes para os necessitados.
Presépio: É o que representa a cena do que significa essa data, pois é a construção do local, onde Jesus nasceu.
Hoje, quando procuramos por símbolos natalinos, encontraremos bolas de natal, pisca-piscas, entre outras coisas que estão no mercado por questões de puro comércio mesmo.
É claro que, você não precisa deixar de utilizar esses elementos natalinos. O que importa é saber reconhecer os verdadeiros significados natalinos, não só na data, mas também, nos enfeites.