Curiosidades

Criações interessantes e sustentáveis

By  | 

Quantos de nós já não nos pegamos imaginando a infinidade de coisas poderiam ser feitas com embalagens, folhas impressas que não aproveitamos e demais materiais que utilizamos em nosso cotidiano?

Diferente de nós, muitos criativos inventores encontram soluções surpreendentes para alguns objetos que simplesmente descartamos sem perceber em nossa rotina. Seguindo a onda da sustentabilidade e da responsabilidade ambiental, várias dessas mentes férteis deram vida a engenhocas úteis e sustentáveis, dando nova roupagem a diversos tipos de coisas que normalmente vão para o lixo. Vamos conhecer algumas dessas criações?

Máquina para transformar papel em lápis 

Inusitado, não? Essa ideia aparentemente surreal existe e foi produzida pelos designers chineses Yuanyuan Liu, Chengzhu Ruan, Chao Chen e Xinwei Yuan, que vislumbravam dar um toque sustentável às tarefas do dia a dia.

papel em lapis

O equipamento armazena o grafite e possui um dispositivo de pressão que transforma uma folha de papel em lápis em minutos. Dessa forma, todo aquele monte de rascunho que você descarta diariamente em casa e no escritório pode deixar de ir para o lixo e ganhar uma nova utilidade.

Outras invenções sustentáveis de vanguarda…

Já se imaginou comendo o seu copo descartável após o uso? Pois essa foi a solução do escritório de design americano The Way We See The World para acabar com o descarte desse material, cujo processo de decomposição pode levar até 200 anos.

Pensando nisso, essa turma criou um copo comestível, feito com ágar-ágar, uma espécie de gelatina de alga. E para tornar mais atrativo o invento, o material dispõe de 3 sabores: alecrim com beterraba, limão com manjericão e gengibre com hortelã.

Por sua vez, o japonês Kenji Kawakami quis um dar um fim sustentável aos dias de chuva: ele criou um guarda-chuva que, usado ao contrário, capta e armazena a água pluvial e a direciona até um reservatório flexível, através de um pequeno cano inserido no cabo do objeto.

E se você quiser carregar seu celular enquanto pega aquele bronze? O designer Andrew Schneider criou um biquíni equipado com células fotovoltaicas, equipado com entrada USB, que permite o carregamento de celulares. Agora seu iPhone não vai morrer na praia! A única desvantagem é que ele não pode ser molhado.

O que você achou dessas engenhocas super criativas? Agora, pense duas vezes antes de descartar o seu lixo. Pode ser que algum de seus amigos seja tão criativo quanto esses brilhantes inventores que encontraram meios inusitados para tornar as nossas vidas mais sustentáveis. Siga esses exemplos!

Rate this post

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: [email protected] Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!