O fósforo é um mineral presente em nossa alimentação e que é fundamental para manter a sua saúde quando tem a sua ingestão na quantidade ideal, nem a mais e nem a menos, aqui mostraremos algumas curiosidades sobre esse elemento e as várias formas como é encontrada na natureza.
Segundo a tabela de elementos químicos, o fósforo é simbolizado pela letra P, na mitologia grega era um deus menor no qual tinha uma tocha em mãos e também tem significados no cristianismo como símbolo do anjo portador da luz que caiu por vaidade para o submundo.
Veja abaixo diversas curiosidades sobre esse nutriente e elemento químico presente em nosso corpo e alimentos:
- Existe o fósforo branco no qual é extremamente venenoso, com uma quantidade de 50 miligramas é fatal para uma pessoa além de ser mantido em água submergido para não se inflama sozinho com o oxigênio do ambiente, ao entrar em contato com a pele causa queimadura e se a exposição for longa causa necrose na mandíbula.
- O fósforo vermelho não é tóxico, mas, pode se transformar em fósforo branco se for aquecido demais além de liberar vapores tóxicos.
- Encontrado na maioria das rochas e nas águas dos mares, por isso sua presença em peixes e mais elevada.
- Em casos de litíase renal, patologias relacionadas ao envelhecimento e outros podem ser causados pela falta de ingestão de fósforo.
- Também é usado em fabricação de fósforo, artefatos de pirotecnia, pesticidas, detergentes e outros industrializados.
- As bombas de efeitos morais usadas pela polícia ao redor do mundo contêm fósforo.
- O fosfato monocálcio é usado em pó de confeite para bolos e outros em padarias e confeitarias.
- O fósforo não é encontrado no ar, somente nas rochas.
O fósforo sempre está ao nosso redor e não percebemos, mas, evite consumir diretamente da natureza, isso pode ser perigoso, prefira alimentos que o contenha.