Ciências

Curiosidades sobre o potássio

By  | 

Além de ser um componente em diversos alimentos, o potássio também é um metal presente ao nosso redor muito mais do que imaginamos, é um metal leve e considerado o segundo mais leve na natureza, para se ter idéia o metal do potássio pode ser cortado com uma faca comum, o seu ponto de fusão é muito baixo.

O potássio é o sétimo elemento mais abundante na crosta terrestre e também encontrado em alimentos como beterraba, couve-flor, abacate, banana e muito outros, veja mais dados curiosos sobre esse elemento:

  • A falta de presença do elemento no corpo humano pode fazer com que haja o surgimento de acnes, dificuldades de respirar, prisão de ventre, coração batendo fraco, cansaço fora do comum além de muitos outros sintomas.
  • A hipercaliemia ou hiperpotassemia, que é o consumo exagerado do potássio, pode causar fraquezas e dificuldades na fala.
  • O potássio em sua forma metálica tem uma reação muito violenta quando é colocado em contato com a água, o potássio na forma metálica deve ser deixada em um recipiente com azeite ou querosene, manipule com extremo cuidado o metal.
  • A célula de painéis solares contém potássio.
  • Diversos derivados do potássio são usados como fertilizantes.
  • O cloreto de potássio é usado em injeções  letais em penas de morte para causar parada cardíaca.
  • No creme de barbear contém o elemento potássio, são á base do elemento e considerados sabões moles.
  • Os efeitos causados pelo consumo do sal e hipertensão podem ser compensados pelo consumo em dietas ricas em potássio.

O potássio está presente em nossa volta muito mais do que pensamos, como os outros minerais encontrados em nossa alimentação ele jamais deve ser consumir se a fonte não for dos alimentos, o consumo direto do elemento poderá ser fatal.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: [email protected] Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!