A presença do manganês em nosso corpo é muito importante e tem funções enzimáticas, ou seja, funções que acontecem no nível e dimensão da célula humana, o órgão que faz com que a sua obtenção aconteça é o intestino e sua maior parte acaba no fígado.
A falta de presença do manganês no corpo humano pode gerar perda de peso, dermatites diversas, problemas nos testículos e ovários além dos ossos se tornarem fracos, o seu excesso de consumo também é perigoso e pode causar anorexia, severas dificuldades de memorização, dores intensas nos músculos, alucinações, insônias e outros.
Conheça as principais curiosidades sobre esse elemento necessário ao corpo humano:
- É o segundo metal mais farto que tem na Terra e perde somente para o ferro em quantidade na crosta terrestre.
- Os locais que tem as maiores jazidas minerais do metal é a África do Sul, Ucrânia, China e Brasil, nosso país é o segundo maior produtor do metal.
- O manganês quando é inalado ou consumido pelas vias orais em sua forma pode afetar e causar males ao sistema nervoso, respiratório, circulatório além de outros.
- O derivado do manganês, o permanganato de potássio é altamente corrosivo.
- O alumínio, um metal comum na fabricação de diversos produtos, contém certas quantidades de manganês para obter específicas qualidades no material.
- O manganês está presente também nas pilhas que consumimos na forma de dióxido de manganês ou em pilhas alcalinas.
A aplicação do elemento na fabricação de metais e também na moldagem dos mesmo tem o manganês como ingrediente para que os metais tenham características específicas, embora o elemento seja ótimo para a saúde consumir ele na forma de metal é um erro grave, da mesma maneira que o ferro ele deve ser consumido com alimentos que o tenha.