A beterraba é uma raiz comestível na qual é muito consumida no Brasil, considerada uma raiz tuberculizada, além também de ser muito utilizada na produção de açúcar, além de conter versões para o consumo animal.
A beterraba também se destaca pela grande quantidade de ferro contida em sua composição, seja na raiz ou nas folhas, além de ser usada na Europa como o meio para obter combustível alternativo sendo fabricado o etanol como derivado da beterraba.
A qualidade nutricional da beterraba a cada 100 gramas consumidas é a seguinte:
- A quantidade de calorias presentes é de 50 quilocalorias, calorias é a quantidade de energia obtida através de um alimento.
- Possui cerca de 3 gramas de proteínas, idéias para o transporte de energia, o sistema imunológico entre outras.
- Ausência de gordura.
- Cerca de 42 UI de vitamina A, vitamina ideal para proteger os olhos e beneficiar o sistema imunológico.
- 50 mcg de vitamina B1.
- 55 mcg de vitamina B2.
- Meio miligrama de vitamina B5.
- 36 miligramas de vitamina C.
- 350 miligramas de potássio.
- 95 miligramas de sódio,.
- 40 miligramas de fósforo.
- 25 miligramas de cálcio, ótimo nutriente para manter a saúde dos ossos.
- 5 miligramas de zinco.
- 3 miligramas de ferro, ótimo para evitar anemias.
- Meio miligrama de manganês.
A beterraba além de ter um ótimo valor nutritivo deixa um visual interessante quanto preparada em saladas, ela pode ser temperada e ser incluídas em diversas receitas, o que não irá faltar será idéias e maneiras de incluir esse alimento em sua alimentação rotineira.
Para que a pessoa tenha o melhor aproveitamento possível sempre mantenha o vegetal na geladeira devidamente conservado, depois muito tempo descascada a beterraba perde os seus nutrientes, somente descasque quando for consumir.