Saúde

Depressão pós-parto associado à problemas de saúde mental nas crianças

By  | 

Crianças nascidas de mães com depressão pós-parto estão em maior risco para problemas de saúde mental, mas um hormônio chamado oxitocina pode reduzir o risco, segundo um novo estudo. Os pesquisadores descobriram a oxitocina, que é produzida naturalmente no corpo e tem sido associada com sentimentos de amor e confiança, podem ajudar a proteger as crianças dos efeitos negativos da depressão materna.

A boa notícia é que uma versão sintética do hormônio está disponível como medicamento. No estudo, pesquisadores israelenses analisaram cerca de 155 mães/filhos. A pesquisa acompanhou mães e filhos até os 6 anos de idade, onde 60% das crianças nascidas de mães que foram consistentemente deprimidas no primeiro ano após o parto, tiveram problemas de saúde mental, principalmente ansiedade e transtornos de conduta.

Os pesquisadores também descobriram que entre as crianças de 6 anos de idade cujas mães nãoapresentaram depressão pós-parto, apenas 15% tinham problemas de saúde mental.

O estudo também descobriu que as crianças nascidas de mães com depressão pós-parto prolongada foram menos verbais e tinham níveis mais baixos de diversão e criatividade, menos envolvimento com suas mães, o envolvimento social menor, e menos empatia com a dor e o sofrimento dos outros.

Essas crianças e suas mães também apresentaram funcionamento desordenado do sistema de oxitocina, como mostrado por baixos níveis de oxitocina em sua saliva e uma variante do gene do receptor de oxitocina, que aumenta o risco de depressão.

Entre as crianças nascidas de mães deprimidas, cerca de 40%  não apresentaram quaisquer transtornos mentais por 6 anos de idade, apresentaramfuncionamento normal do sistema de oxitocina e níveis normais de oxitocina em sua saliva. Os pesquisadores também descobriram que o funcionamento do sistema de oxitocina ajuda a proteger algumas crianças contra os efeitos da depressão materna crônica.

De fato, este estudo poderia levar a possíveis opções de tratamento para depressão pós-parto e métodos para ajudar as crianças a desenvolverem sistemas mais fortes de oxitocina. Como este estudo foi apresentado em uma reunião médica, os dados e conclusões devem ser vistos como preliminares até serem publicados. Por isso, é muito importante que as mãe cuidem de seu estado emocional nesta fase tão importante de suas vidas, pois a depressão e problemas relacionados podem afetar a criança.

Durante a gravidez a futura mamãe deve cuidar bem de sua saúde, pois dessa forma estará cuidando da saúde do bebê. Por isso, atenção na alimentação e no estilo de vida.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!