Saúde

Dicas para melhorar seu sistema imunológico

By  | 

O sistema imunológico é a barreira biológica que protege o corpo humano  contra diversas doenças. Compreende uma série de células e órgãos que atacam substâncias e organismos  que tentam “sabotar” o bom funcionamento do metabolismo.

É mportante manter o sistema imunológico fortalecido, pois caso esteja enfraquecido a probabilidade de se ficar doente devido a ataques de vírus, bactérias e outros invasores aumenta consideravelmente. Por isso, a natureza dispõe de várias substâncias que auxiliam na construção de uma barreira eficiente contra esses diversos microorganismos invasores.

Uma forma de incrementar o sistema imunológico é através de atividades físicas.

Entre elas está a  vitamina E,  essencial para o fortalecimento do sistema imunológico devido à sua ação anti-oxidante que  auxilia a eliminar células cancerígenas. Ela também ajuda na produção das células beta, células imunológicas que promovem a produção de anticorpos. A vitamina E tamém é conhecida como a vitamina anti-envelhecimento devido a sua habilidade de reverter os danos causados pelos radicais livres em nossa pele.

Nosso corpo precisa de pelo menos 100mg de vitamina E todos os dias. Quantidade que pode ser obtida através de uma dieta rica em óleos vegetais, sementes e grãos. Abacate, Espinafre, Cenoura e Tomate são tamém fontes de vitamina E.

Ingerir mais vitamina D também é uma excelente forma de melhorar o sistema imunológico. A vitamina D que captamos através da exposição ao Sol é essencial para o crescimento dos ossos, bem como também é importante para a produção das células T, que protegem o organismo contra infecções de germes e outros organismos. As células T são ativadas pela vitamina D. Logo, sem essa vitamina as células irão se manter inativas e incapazes de combater uma série de infecções.

Para aumentar a produção de vitamina D, é extremamente necessário a exposição ao Sol por pelo menos 15 minutos todos os dias. Em lugares onde o Sol costuma se esconder atrás das nuvens, ou até mesmo durante invenos rigorosos, é interessante sua ingestão através de suplementos.

Além de vitaminas, outra forma de incrementar o sistema imunológico é através de atividades físicas. Cientistas descobriram que exercícios leves porém costantes, como caminhar, podem melhorar consideravelmente as defesas do nosso organismo. Em contrapartida, a prática de exercícios intensos durante longos períodos de tempo podem provocar significativa redução nas defesas do corpo.

 

 

 

Rate this post

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: [email protected] Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!