Saúde

Dormir pouco e mal pode atrapalhar no crescimento

By  | 

Aquela noite mal dormida ou com poucas horas de sono custa caro para todos. No outro dia, o cansaço, o mau humor e a falta de apetite são umas das consequências usuais. Para as crianças e adolescentes, pode ser pior ainda pois a falta de horas de sono pode influenciar no crescimento.

Só em torno dos seis anos de idade que o sono começa a se concentrar apenas durante a noite. E é nesse período que deve continuar para o bem do crescimento.

Tudo isso acontece porque o sono restaura as atividades para o dia seguinte. Nosso cérebro funciona como uma bateria que precisa sempre ser recarregada para que possamos fazer todas as atividades que precisamos. E a chave para esse carregamento está no sono.
Os recém nascidos, por exemplo, dormem em ciclos pequenos, por isso acordam durante a noite e dormem também durante o dia. Com o passar do tempo, por volta do primeiro o segundo ano de vida, os ciclos tornam-se mais longos e fixos. Mas só em torno dos seis anos de idade que o sono começa a se concentrar apenas durante a noite. E é nesse período que deve continuar para o bem do crescimento.

Tudo isso porque é durante o sono que ocorre o pico do hormônio GH, responsável pelo nosso crescimento. A alta desse hormônio ocorre durante a noite e ele é de extrema importância para que o crescimento aconteça de forma regular e sadia. Sem o sono, a produção do hormônio diminui e, por isso, o crescimento é diretamente afetado.

Dicas para dormir bem

Há várias dicas para que você tenha uma noite de sono agradável e boa para repor todas as energias. Abaixo estão listadas algumas:

  1. Mantenha seu quarto arejado e a noite escuro.
  2. Não tome nenhuma bebida com cafeína nas horas que precedem seu horário de dormir.
  3. Tente estabelecer horário regulares para você dormir.
  4. Faça exercício físico durante o dia, eles também contribuem para uma boa noite de sono. Mas evite fazê-lo próximo ao horário de dormir.
  5. Tente não assistir TV no quarto. Deixe-o associado ao sono e não a outras atividades.
  6. Calmantes e soníferos só devem ser usados sob prescrição médica. Não abuse, eles podem interferir de vez na qualidade de seu sono.
  7. Atividades com algo grau de complexidade, como cálculos, não são aconselhados de serem feitos antes da hora de dormir, pois podem dificultar o processo também.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: [email protected] Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!