Envelhecer faz parte do processo evolutivo da vida de cada ser humano, e essa nova fase pode causar algumas mudanças na rotina e no comportamento de cada um. Por isso, entrar nesse período da vida e poder aproveitá-lo é fundamental.
O Dr. Mohamad Barakat, Máster em Ciências do Envelhecimento, explica a medicina anti-aging ou antienvelhecimento é baseada no tripé exercícios físicos, alimentação balanceada e reposição hormonal. Segundo o especialista, esse segmento da medicina age na manutenção do corpo humano, melhorando seu desempenho e com isso, aumentando o seu tempo de vida.
Sobre a prática de atividades físicas, o médico afirma que elas podem diminuir a intensidade da atrofia muscular, que aparece nessa fase da vida. Para se ter ideia, um idoso com 60 anos de idade pode perder até 80% de seu peso muscular, causado pela atrofia. No mesmo caso, se ele praticasse algum exercício, esse número poderia chegar a 10%.
Além disso, destaca Dr. Mohamad Barakat, os treinos fazem bem para o corpo e para mente, já que o corpo produz hormônios diretamente relacionados ao prazer e ao bem estar. Um estudo publicado recentemente pela revista The Lancet mostra que a cada 15 minutos diários de atividade física, o risco de morte diminui em até 4%.
Cuidado com a perda auditiva
Outro problema que incomoda as pessoas, com o avanço da idade é a surdez. A partir dos 40 anos, o processo de perda auditiva já pode ter início. E, com o passar dos anos, essa dificuldade só aumenta.
Pesquisa realizada pelo site Heart-it mostrou que pessoas que sofrem com surdez tem problemas de relacionamento, isto porque a comunicação entre as pessoas fica comprometida. Esse movimento pode gerar depressão, já que o idoso acaba se afastando do convívio em grupo.
A fonoaudióloga Isabela Gomes, da Telex Soluções Auditivas argumenta que nesses casos o apoio da família e o uso diário do aparelho agem na recuperação da auto-estima do deficiente auditivo.
Atualmente, o mercado oferece diversos modelos de aparelhos auditivos, com design contemporâneo, quase invisíveis no ouvido, apropriados para os distintos graus de perda de audição e que não ferem a vaidade de quem usa. Para saber qual aparelho atente a necessidade do deficiente é preciso que ele procure um especialista e busque ajuda.
Se cuidar faz bem
E para aquelas pessoas que não pretendem esconder a idade, mas querem ter uma aparência renovada, a Jequiti Fases desenvolveu um tratamento com dermocosmético antissinais que possuem cristais líquidos.
Os produtos melhoram o aspecto da pele, pode ser usado a partir dos 30 anos de idade e conta com a linha dia e a linha noite. Entre os 30 e 45 anos, o kit mantem a derme jovem, acima de 45, ele preenchem as rugas e linhas finas e a partir dos 60, reconstrói o tecido cutâneo e fortalece o tecido elástico.