O hábito de fazer exercícios físicos pode prevenir a enxaquecas tão bem quanto o uso de medicamentos ou técnicas de relaxamento. É o que sugere um novo estudo realizado por pesquisadores Franceses. A conclusãorevela que os exercícios físicos podem agir como uma alternativa para o relaxamento e o uso de grogas específicas, quando se trata de prevenção contra a enxaqueca. É particularmente adequada para pacientes que não estão dispostos ou não podem tomar medicamentos preventivos por motivos saúde.
No estudo, os pesquisadores avaliaram cerca de 100 pacientes com enxaqueca, ao longo de três meses. Um terço dos pacientes foram convidados a praticar exercícios físicos por pelos 50 minutos, três vezes por semana. Outro terço dos participantes realizaram técnicas de relaxamento e para o grupo restante foi prescrito o topiramato. Os pesquisadores também acompaharam os pacientes de três a seis meses após o termino dos tratamentos.
O estudo, publicado na edição atual da revista “Helath & Life”, descobriu que os pacientes dos três grupos tiveram menos enxaquecas, independente da técnica aplica. Os autores do estudo afirmaram que a prática de exercícios físicos foi tão eficaz na prevenção de enxaquecas quanto o uso de medicamentos e técnicas de relaxamento.
Um perito concordou que a atividade física pode ser a chave para a prevenção da enxaqueca, e pode oferecer excelentes resultados. O estudo mostra claramente a importância de uma programação de exercícios físicos, que seria outra forma de relaxamento e é bem conhecida por provocar a liberação em endorfinas, o que proporciona bem-estar e ajuda na saúde de forma geral.
Pacientes com enxaqueca devem ser aconselhados a iniciar um programa de exercícios como parte de seu programa de prevenção de enxaqueca.
No entanto, antes de começar uma rotina de exercícios físicos é preciso consultar um médico, que irá avaliar se a pessoa tem condições de praticar exercícios físicos diariamente. De fato, praticar exercícios físicos regularmente contribui de forma significativa tanto para a saúde do corpo quanto da mente.
Vale lembrar que bons hábitos alimentares podem ajugar a dimunir os sintomas da enxaqueca, por isso, adotar uma dieta saudável e bem equilibrada pode oferecer bons resultados. O sono é outro fator muito importante quando o assunto é enxaqueca, pois se dormimos menos de 8 horas por dia, as chances de sofrer com dores de cabeça ou enxaqueca são maiores. Também é muito importante ficar atento ao consumo de água, é aconselhável beber 2 litros de água por dia, no mínimo.