Não é por acaso que os olhos estão entre os membros mais sensíveis do corpo. O uso frequente em vários ambientes com diferentes tipos de iluminação, onde muitas vezes exigem um grau de concentração, e podem estar submetidos a temperaturas diversas. Existem também as bactérias, vírus e sujeira levados pelo vento, presentes nas mãos e levadas ao rosto, além de prolongadas horas de leitura e exposição à tela do computador e mídias visuais. A exposição ao sol também pode afetar a visão, já que a visualização em determinados lugares fica ofuscado pelo sol.
Nos dias atuais, nota-se que os problemas de visão estão cada vez mais frequentes, pelas causas acima. Vejamos quais as principais doenças, seus sintomas e tratamentos mais eficazes.
A catarata congênita é a maior causadora de cegueira na infância. Pode ser uma anomalia no desenvolvimento, hereditariedade ou oriundo de quadro infeccioso, radiação ou tóxico. Trata-se da opacidade do cristalino, dando semelhança a branquidão da pupila. O tratamento é facilitado com o diagnóstico precoce, e os métodos variam entre uso de colírios, óculos especiais e cirurgias.
O olho seco é uma das principais queixas aos oftalmologistas, quando as lágrimas são insuficientes para lubrificação dos olhos e provoca desconforto, havendo ardor, irritação, coceira, vermelhidão e é facilmente confundida com outros tipos de alergias e infecções. Costuma manifestar em ambientes com ar condicionado, uso de lentes de contato e exposição a ventos, poluição, altitudes e fumaça de cigarros. O tratamento mais adequado é o uso de colírios conhecidos como lágrimas artificiais à base de gel, anti-inflamatórios, suplementação alimentar com ômega 3 e vários outros tipos de métodos que podem ser orientados por especialistas.
O terçol, muito frequente entre as pessoas, é uma inflamação causada por uma infecção na pálpebra oriunda de micróbios e bactérias. Normalmente, a recuperação é espontânea e dura entre 03 a 05 dias.
O glaucoma é o aumento da pressão intra-ocular e se diagnosticado tardiamente, pode causar a cegueira. Pode ser acometida em pessoas acima de 45 anos, diabéticas, míopes, usuários de corticoides e histórico da enfermidade na família. O tratamento varia, conforme o estágio da doença entre colírios, antibióticos e cirurgias a laser.
Poderíamos citar vários outros tipos de doenças, mas creio que essas foram suficientes para alertá-lo a sempre ficar de olho na sua saúde, principalmente em caso de algum desconforto ou sintoma diferente do considerado normal. Procure seu oftalmologista regularmente e use adequadamente lentes e óculos. A visão agradece!