Saúde

Insônia relacionada ao risco de ataque cardíaco

By  | 

Pessoas que tem dificuldade para dormir correm um risco maior de sofrer um ataque cardíaco. É o que revela os relatórios de pesquisadores noruegueses. No entanto, a ligação entre a insônia e o risco anual de ataque cardíaco ainda não é muito clara. A insônia pode provocar problemas na pressão arterial ou inflamação, o que pode ser um fator de risco para um ataque cardíaco. Como os sintomas da insônia são comuns e muito fáceis de se tratar, é importante que as pessoas estejão conscientes sobre a conexão entre a insônia e o ataque cardíaco.

Por isso, se apresentar dificuldade para dormir é importante informar o médico sobre o caso. Como essa ligação ainda não está totalmente clara, mais estudos são necessários para confirmar as descobertas e para descobrir os mecanismos por trás da associação. Para o estudo em questão, foram coletados dados de quase 5 mil pessoas. Além disso, os pesquisadores identificaram quase 2 mil pessoas que sofreram dois ataques cardíacos entre o prazo de quinze anos.

Os pesquisadores descobriram que as pessoas que tinham problemas (diariamente) para adormecer, apresentavam um risco 45% maior de sofrer um ataque cardíaco em relação às pessoas que não tinham problemas relacionados ao sono.

Além disso, as pessoas que tem problemas em manter um sono contínuo, correm um risco 30% maior de sofrer um ataque de Cardíaco em relação às pessoas não apresentam problemas para manter o sono.

Pessoas que não se sentem renovadas após uma noite de sono apresentaram um risco 27% maior de sofrer um ataque cardíaco. Em seu estudo, o grupo levou em conta fatores como idade, sexo, estado civil, nível de escolaridade, pressão arterial, colesterol, diabetes, peso, estilo de vida e problemas psicológicos. Segundo os pesquisadores, 33% da população geral apresenta pelo menos um dos sintomas da insônia.

Além disso, anteriormente, outros estudos descobriram uma ligação entre doenças cardíacas e a insônia, bem como pressão alta e ataque cardíaco. Este novo estudo de base populacional, descobriu que homens e mulheres que relataram ter dificuldades em adormecer ou permanecer dormindo apresentaram um aumento moderado no risco de ataque cardíaco durante a próxima década.

Uma possível explicação para os resultados, é que todos os processos do corpo são governados pelo que são chamados de ritmos circadianos, que variam significativamente entre os ciclos de vigília do sono. No geral, independente do mecanismo exato, a associação apresentada parece plausível, e ainda apresenta outros motivos para que a pessoa que sofre de insônia ou problemas relacionados procure ajuda profissional para dormir melhor.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: [email protected] Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!