A uva é uma fruta altamente energética e algumas de suas substâncias ajudam a reduzir a pressão sanguínea. O suco ajuda a combater a acidez do sangue, auxilia a digestão, é antioxidante e combate o envelhecimento precoce.
Algumas pesquisas realizadas recentemente, apontam que a uva tem capacidade de proteger contra o câncer de pele. Isso se deve aos flavonóides extraídos da fruta, que são compostos que defendem as células da radiação ultravioleta emitida pelo sol, relacionada aos problemas de pele.
A uva exerce ainda ação laxante e diurética, drenando as vias biliares, limpando o sangue; purifica os orgãos, é rica em sais minerais como cálcio, ferro, magnésio, sódio e potássio; possui vitaminas, como a vitamina C e complexo, proteínas, carboidratos, iodo, fósforo e flavonoides; protege o coração contra infartos, regula as taxas de colesterol no sangue, potencializa o funcionamento do fígado e dos rins; elimina ácido úrico do sangue, auxilia no tratamento de úlceras e gastrites.
O vinho, derivado da uva, também possui benefícios, se consumido com moderação. Os beneficios do vinho ocorrem em função da presença dos polifenóis, principalmente nos vinhos tintos, pois tem um grande efeito antioxidante e antibiótico.
O vinho ajuda a baixar o LDL (colesterol ruim) e aumenta o HDL (colesterol bom). O vinho faz bem ao coração, cérebro, músculos e aparelhos digestivo, urinário e respiratório. Quem sofre de diabets, beber vinho pode ajudar a melhorar o controle glicêmico e reduz o risco de infarto do miocárdio.
O suco natural de uva, é bem mais nutritivo que o vinho, e podem trazer os mesmos benefícios à saúde em função dos antioxidantes chamados falvonoides, e é capaz de evitar a oxidação do LDL e lipoproteinas de baixa densidade que levam à formação de placas nas paredes arteriais. O suco de uva é estimulante digestivo, pois acelera o metabolismo, eliminando o ácido úrico, restabelece o equilíbrio ácido-alcalino do organismo, fornecendo energia.
A uva passa também tem seus benefícios, pois os compostos fenólicos são maiores do que na fruta fresca, pois a concetração é ainda maior quando há o processo de desidratação. As fibras existentes na fruta seca tem a função de acelerar o trânito intestinal, auxiliando na eliminação dos agentes cancerígenos. O consumo regular de uva passa, pode reduzir os íveis de colesterol LDL e de substâncias inflamatórias no organismo, prevenindo doenças.
A uva além de uma fruta deliciosa, proporciona verdadeiros milagres!