O Comitê Gestor da Internet – CGI divulgou os dados da pesquisa TIC Crianças 2010, que analisou o uso de tecnologias da informação e comunicação por este público. O estudo entrevistou 2516 pessoas em todo o país, incluindo internautas entre 5 e 9 anos e seus pais, e revelou que 25% das crianças já sentiram medo ou perigo enquanto estavam conectadas.
Os números apontam que 12% dos pequenos já conheceram alguém pela Internet e 6% foram alvos de brincadeiras ou piadas. Quase metade deles, 40% não estão acompanhados por um adulto, quando acessam a rede e quando são acompanhados, em 35% dos casos, quem está por perto é a mãe. No caso das meninas, a presença dos pais durante o acesso a Internet é maior, quando comparado com os meninos.
O interesse dos analisados na Internet também varia, 90% usam o ambiente on line para jogar, 45% para pesquisar e buscar assuntos relacionados à escola, 42% se entretém em sites que possuam desenhos e quase um terço dos pesquisados usa as redes sociais, como Orkut e Facebook.
Segurança na web
Dra.Patricia Peck Pinheiro, maior especialista em Direito Digital do País e idealizadora do Movimento Criança Mais Segura na Internet dá algumas dicas de seguranças aos pais:
- Participe da vida digital dos filhos,
- É preciso falar a linguagem das crianças, então esteja sempre se atualizando, assim, a comunicação entre os pais e filhos ficará mais fácil,
- Incentive o uso correto da web,
- Oriente-o a não compartilhar senhas com amigos ou namorados (as) e nem passar dados pessoais a estranhos,
- Os pais devem ter cuidados na hora de acessar alguns sites, já que eles ficam registrados no histórico,
- Ofender ou difamar as pessoas nas redes sociais e na Internet, como um todo, pode gerar problemas na vida real, entre eles um processo judicial.
No site do movimento Criança Mais Segura (http://www.criancamaissegura.com.br/) é possível fazer download de cartilhas sobre o comportamento correto na web, tanto para crianças, como para os pais e professores. Lá é possível encontrar também as maneiras certas de realizar compras na Internet e sobre a postura nas redes sociais.