Sem categoria

Lidando com o complexo de inferioridade

By  | 

O complexo de inferioridade ocorre com todas as pessoas e em diferentes situações, quem nunca sentiu como se fosse uma pessoa sem valor perante situações ou pessoas? O perigo está quando a pessoa perde o controle sobre esse sentimento e não lida com ele de forma construtiva, são muitas as situações que surgem esse complexo.

Um aluno ao entrar no seu primeiro dia de aula, seja na escola normal ou em uma faculdade, pode se sentir envergonhado e inferior ás pessoas presentes sejam por ter ou acreditar ter condições econômicas inferiores em comparação aquelas pessoas, ou então por ter qualidades físicas que motive o complexo de inferioridade, a motivação para o surgimento desse sentimento pode ser os mais variados possíveis.

Os principais motivos que podem gerar o complexo de inferioridade na pessoa podem incluir:

  • Pela condição de nascimento que podem incluir deficiências físicas ou quaisquer outras características físicas, com o tempo a criança sente a pressão desse sentimento em diversas fases de sua vida.
  • Comentários e críticas vindas dos pais até meados dos seis anos de idade da criança.
  • O fato de ter problemas mentais, ser manco, ter fala diferente do normal, ou então ter alguma síndrome é um dos motivos do surgimento do complexo de inferioridade.
  • Preconceitos diversos que incluem raça, sexo, opção sexual ou sua vida financeira.

Os efeitos do complexo de inferioridade pode se transformar em atitudes negativas ou positivas, uma quantidade de pessoas com esse complexo deixa de se relacionar socialmente, enquanto que outras procuram compensar o sentimento chamando a atenção, criticando quem está a sua volta, além de seguir um roteiro de obediência ás pessoas a sua volta.

A melhor maneira da pessoa lidar com o problema é pensar e discutir o assunto racionalmente e de forma franca consigo mesmo ou com pessoas a sua volta e também aceitar suas condições e superar o sentimento de inferioridade.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!