Com exceção dos ateus, que não acreditam em nenhum sistema religioso nem tampouco na existência de divindades ou elementos sobrenaturais, o restante de toda a população mundial adota e leva a efeito a crença em doutrinas e religiões, monoteístas ou politeístas, cristãs ou não.
Algumas delas, com mais penetração em determinadas camadas da sociedade, possuem incontáveis seguidores e assumem a dianteira em relação às demais. Neste post, falaremos das mais famosas religiões do mundo. Confira.
1 – Cristianismo
Mesmo em face do crescimento de outras religiões, o cristianismo ainda mantém vantagem entre as demais e continua sendo a que mais possui adeptos espalhados por todo o mundo.
Cerca de 2, 1 bilhões de pessoas seguem os ensinamentos transcritos no Novo Testamento, presente na Bíblia Sagrada, um dos livros mais lidos do planeta, através dos quais os seguidores de Jesus Cristo encontram as lições que norteiam a sua conduta religiosa e outras regras de convívio com o próximo e em sociedade.
2 – Islamismo
Os muçulmanos e sua crença nos preceitos deixados pelo profeta Maomé, defendidos por mais de 1,6 bilhões de fiéis, configuram a religião que mais cresce e recebe novos integrantes, no mundo inteiro.
De acordo com projeções realizadas para os próximo 20 anos, o islamismo será a doutrina de mais de um quarto da população mundial. Se essa estimativa se confirmar, apenas nos EUA, a quantidade de seguidores será de mais que o dobro do número atual de convertidos.
3 – Hinduísmo
A mais velha das doutrinas religiosas do mundo, o Hinduísmo abrange cerca de 851 milhões de adeptos e se baseia em textos como os Vedas, os Puranas, o Mahabharata e o Ramayama.
Com adeptos que ultrapassam mais de 80% dos habitantes da Índia e do Nepal, a religião possui a maior das edificações de cunho religioso do planeta: o Angkor Wat – posteriormente tornado mosteiro budista, com 40 km², erguido no Camboja, no século XII.
4 – Budismo
A religião – baseada nas obras de uma das figuras mais famosas do mundo, Siddharta Gautama, mais conhecido como Buda (600 a.C.), prega a realização plena do ser humano, através da compreensão da vida como um ciclo infinito de morte e renascimento, que conecta vidas presentes e passadas.
É a segunda maior doutrina presente no Japão, país asiático que possui 71,4% de habitantes que professam o budismo.
E você, tem alguma religião ou mais de uma crença? Conte-nos na seção de comentários.