in , ,

Probióticos: as "bactérias do bem"

Não é raro torcermos o nariz quando o assunto são as bactérias. Normalmente associadas a doenças, elas são vistas sempre de forma associada à falta de higiene e sujeira.

No entanto, existem bactérias que podem contribuir com a nossa saúde e, inclusive, serem utilizadas na prevenção de doenças. Essas “bactérias do bem” são chamadas de probióticos. Vamos conhecer um pouco mais sobre elas?

bacterias

O que são os probióticos…

As bactérias amigas de nossa saúde são encontradas em nosso intestino e, por isso, também têm responsabilidade sobre o seu funcionamento, além de contribuírem para o fortalecimento de nosso sistema imunológico.

Os probióticos constituem a base de nossa flora intestinal, dando ao órgão o equilíbrio necessário ao seu funcionamento.

Alimentos ricos em probióticos

As bactérias aliadas de nosso organismo podem ser encontradas, vivas, em alimentos como os iogurtes e leites fermentados, por exemplo. Elas estão disponíveis, ainda, em sachês e cápsulas, na forma de medicamentos. Os tipos normalmente presentes nos alimentos são as bifidobactérias e os lactobacilos.

No caso dos iogurtes e leites fermentados, não existe uma dose específica ideal para o consumo desses micro-organismos. Para obter os benefícios da ingestão dos probióticos, é necessário que eles sejam consumidos com regularidade em sua dieta.

Porém, caso você opte pela forma artificial disponível nos medicamentos, consulte um médico para saber a dose indicada para o seu caso, pois a concentração de probióticos em sachês e cápsulas é bem maior do que a encontrada nos alimentos.

Mantendo o equilíbrio da flora intestinal

Apenas a ingestão de alimentos ricos em probióticos não é suficiente para que seu intestino mantenha o equilíbrio natural entre as chamadas bactérias do bem e do mal. É preciso adotar as frutas, legumes e verduras na dieta, mantendo o consumo desses alimentos em sua rotina.

Os benefícios dos probióticos

Os micro-organismos vivos contribuem para a nossa saúde de diferentes maneiras: previnem o câncer – especialmente o de cólon, aumentam o valor nutritivo dos alimentos, elevando os níveis de vitaminas do complexo B, cálcio, aminoácidos e ferro. Também auxiliam em nossa beleza, por conterem substâncias anti-inflamatórias que contribuem no combate à acne, dermatite, inflamações e redução das rugas.

Para que você possa obter um melhor aproveitamento das propriedades dos probióticos e tenha mais saúde, é necessário abolir alguns itens de seu cotidiano, como o estresse e a má alimentação. O uso de antibióticos também é um grande vilão do equilíbrio intestinal.

Conheça mais sobre o poder dos alimentos em diversos posts do blog!

O poder dos sucos funcionais

As mais famosas religiões do mundo