Sem categoria

Moda e sustentabilidade

By  | 

A sociedade está acordando para a realidade de escassez e a consciência para a sustentabilidade. Vivemos a era da grande contradição entre o consumo fácil e a extinção de diversas formas de vida bem como a redução de alimentos, água e recursos naturais disponíveis no mundo.

Países estão se mobilizando e firmando acordos e protocolos de intenções, com vistas a cumprir diversos objetivos que dizem respeito à ação do homem na natureza, de forma a diminuir ou abolir de vez alguns comportamentos que podem agravar ainda mais o já caótico mundo em que vivemos. Um desses compromissos assumidos pelas nações tem sido o de tornar, também a moda, um meio de comunicar a quebra de paradigmas no consumo; e várias grifes, estilistas e celebridades têm se posicionado de forma atuante nesse movimento pela moda sustentável. Vamos conhecer um pouco mais sobre o assunto? Tome nota!

jeans-ecologicamente-correto

Os objetivos do movimento

O termo ecofashion é uma das tendências na moda. Hoje, grifes de renome têm preenchido esse segmento com novas propostas para a produção de roupas, apostando em materiais sustentáveis e fazendo com que a natureza deixe de ser explorada de forma agressiva e irresponsável, em nome do consumo.

Para isso, diversos materiais estão sendo trabalhados de maneira inovadora e outras matérias-primas vêm ganhando novas formas de cultivo e beneficiamento, com o auxílio da tecnologia.

Materiais alternativos

A fibra de bambu é uma das alternativas utilizadas na confecção de roupas sustentáveis. De crescimento rápido, não requer o uso de pesticidas e fertilizantes em seu cultivo e possui constituição antibactericida, biodegradável, além de ter grande maciez. Por suas propriedades termodinâmicas, proporciona frescor às peças no verão e aquecimento no inverno.

As famosas garrafas PET também estão sendo usadas na indústria da moda. Transformadas em fibras, dão vida a um tipo de tecido de grande força, mas, muito macio. Combinadas com o algodão, ganham leveza e conforto.

O algodão orgânico, cultivado sem agrotóxicos, também é uma aposta da moda sustentável. Para se ter noção da agressividade de seu cultivo tradicional, o algodão comum absorve cerca de 25% da produção de inseticidas no mundo. Sem dúvida, a quebra de paradigmas e a opção pelo algodão orgânico causará uma sensível redução nos danos ambientais em todo o planeta.

Grifes que aderiram à moda sustentável

Não são poucas e nem tampouco desconhecidas as marcas que apostam na produção sustentável no mundo da moda.

Grifes como Osklen, Armani, Levis, e Tiffany & Co. fazem parte de uma lista ampla e de renome que abraçaram a causa. O estilista brasileiro Alexandre Herchcovitch é um dos que também levaram para o seu dia a dia esses valores.

E você, consome roupas e acessórios sustentáveis? Comente!

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!