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O brasileiro no cabeleireiro

Ultrapassa R$ 1 bilhão, o valor gasto pelos brasileiros com serviços de cabeleireiro, de acordo com índices da Fecomercio São Paulo, baseado na última Pesquisa de Orçamento Familiar realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Os números apontaram aumento para gastos de famílias de baixa renda e também da população do Nordeste. Frente aos dados de 2002- 2008, a pesquisa apresentou um crescimento de 44% no valor mensal gasto. A média brasileira é de R$ 17,44 por mês e as classes econômicas que mais desembolsam quando o assunto é beleza são B, D, C, A e E. A primeira atinge a marca de R$ 281 milhões, seguida por R$ 237 milhões da classe D.

Esse movimento do mercado tem gerado maior especialização da mão-de-obra, tanto que o maior centro de formação profissionalizante da área de beleza da América Latina, o Instituto Embelleze, possui 180 mil alunos matriculados. Desse número, 60% está cursando Cabeleireiro Profissional, frente ao ano anterior, o crescimento foi de 35%.

O coordenador pedagógico do Instituto Embelleze, Jailson Gaby, explica que mesmo depois da conclusão do curso é preciso que o profissional continue se atualizando, já que hoje em dia, as informações chegam mais rápido aos clientes e o que é novidade hoje e desejado pelo consumidor amanhã já pode ter mudado e o cabeleireiro deve estar atento a isso.

A alta do segmento da beleza atingiu também os cosméticos e itens de perfumaria é o que mostra os dados da Associação Brasileira de Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). O crescimento anual dessa fatia de mercado é de 10, 4% ao ano, sendo que cuidados com os cabelos são 22,1% do faturamento.

E a quantidade de produtos e novidades no mercado não param, basta entrar em lojas especializada para perceber a grande variedade, para fios quimicamente tratados, coloridos, crespos, ondulados ou lisos.

Para cabelos coloridos Alpha Line criou uma linha especial, que além de manter a cor dos fios, protege-os contra os raios ultravioletas do sol, já que possui filtro solar em sua composição.

Após a chapinha ou escova, para compor um look disciplinado o uso do finalizador é essencial. Ele dá brilho, desembaraça, diminui o frizz e protege os fios, a marca Aroma do Campo tem o Plástica Capilar com vitamina E e F, enquanto a Alpha Line tem Serum Iluminador Espelho e Cromo que protege contra ações do sol, vento e chuva.

Se o desejo é hidratar, opções não faltam. A Vita-A lançou a máscara de hidratação capilar tutano enriquecido para cabelos ressecados. A Alta Moda desenvolveu a Extra Blindagem Anti Umidade Máscara Liss Extreme com queratina e silicone, para cabelos lisos ou alisados.

A linha de Tratamento OX Super com cinco produtos protege contra agressões físicas, como sol, chuva e vento e químicas, como tinturas, escovas e relaxamentos. O shampoo controla a oleosidade sem ressecar, a máscara nutre, o creme para pentear controla o frizz, o Serum reestrutura os fios e fluído reparador elimina as pontas duplas.

Com tanta tecnologia em prol da beleza, tantos produtos de qualidade exposto nas prateleiras e profissionais qualificados no mercado não é difícil entender o motivo do crescimento do mercado.

A pele merece cuidados

Cada rosto uma história