A pele é o maior órgão do corpo humano e, assim como os órgãos internos, precisa de cuidados específicos, como ida ao especialista mesmo que não haja nada de diferente – a tradição de ir ao médico apenas quando algo está errado deve cair por terra, uso de protetor solar, prática de exercícios físicos, alimentação balanceada e consumo de 2 litros de água por dia.
O dermatologista Dr. Marco Antonio explica que a partir de avaliações clínicas constantes é possível diagnosticar doenças, incluindo o câncer, já que cerca de ¼ dos casos malignos da doenças, no Brasil, atingem a pele.
A pele humana produz melanina, substância responsável por proteger a derme dos agentes externos. O desenvolvimento desordenado dessa substância causa o câncer, com a formação de lesões irregulares na pele.
Existem três tipos mais comuns da doença, são eles:
Carcinoma Basocelular: cerca de 85% dos doentes apresentam esse caso, que está relacionado à exposição solar acumulativa e aparece por volta dos 40 anos de idade.
Carcinoma Espinocelular: atinge 10% das pessoas, os fatores de risco são a exposição solar sem proteção e o tabagismo, é mais grave que o tipo anterior e se espalha por meio dos gânglios, podendo chegar a outros órgãos.
Melanoma: é o mais perigoso e atinge 3% dos doentes, é mais comum em pessoas com a pele clara, não responde bem aos tratamentos e o diagnóstico precoce pode ser fundamental para salvar a vida do paciente.
O dermatologista recomenda o uso do protetor solar diariamente, mesmo em dias nublados, uso de chapéus e evitar exposição solar entre 10 e 15 horas.
As crianças também convivem com doenças de pele
Doenças de pele atingem pessoas de qualquer idade, tanto que a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional do Estado de São Paulo (SBD-SP) organizou o Dermacamp, acampamento voltado para crianças e jovens com doenças crônicas e severas na derme.
Entre os problemas crônicos estão a Alopecia Areata, Hanseníase, Vitiligo, Dermatite Atópica, Psoríase, entre outros. Um encontro preparatório para entrosar as crianças e os profissionais de saúde, como pediatras e dermatologista acontece no dia 6 de agosto.
O Dermacamp vai acontecer entre os dias 11 e 15 de novembro e tem como objetivo a troca de experiência com outras crianças e com os especialistas, a prática de atividades sociais e recreacionais para integrar o grupo e tudo isso sem a presença dos pais.
Produtos para a pele
Sabendo que esse órgão merece cuidados especiais, o segmento estético tem desenvolvido produtos específicos, de acordo com as necessidades das pessoas.
Normalmente esquecido na hora da hidratação e dos cuidados, o pé deve ser limpo e hidratado constantemente, principalmente no caso da mulheres, que usam sandálias abertas. A esponja Ponjita Esfoliante da 3M ativa a circulação, remove as células mortas e promove a sensação de relaxamento.
O esfoliante para mãos Hidra Keu’s remove as células mortas e o gel esfoliante para mãos e unhas Suavity, renova a derme da região, o produto possui vitamina E, silicone e uréia, componentes que hidratam e revitalizam a pele. Os dois produtos foram desenvolvidos pela Beauty Point.