Saúde

Obesidade e alcoolismo associados à morte súbita

By  | 

A obesidade e o consumo excessivo de álcool estão entre as principais causas de morte súbita cardíaca (não causada por doença arterial coronariana), segundo um novo estudo realizado na Finlândia. Os pesquisadores analisaram dados de autópsias de quase 3.000 pessoas na Finlândia, que morreram de morte súbita cardíaca (onde o coração para de bater abruptamente e a morte ocorre rapidamente) entre 1998 e 2007, juntamente com os registros dos pacientes do hospital e questionários preenchidos por seus parentes.

A doença arterial coronariana foi considerada a causa da morte em 78% dos casos, enquanto causas não relacionadas à doença arterial coronariana foram encontradas em cerca de 22% das mortes. O estudo foi feito por pesquisadores da universidade de Oulu. A doença arterial coronária é um estreitamento dos vasos sanguíneos que levam sangue e oxigênio para o coração, causada por um acúmulo de placas nas paredes arteriais, tornando a circulação do sangue mais difícil.

Em relação as mortes não relacionadas à doença arterial coronariana, a causa mais comum de morte em pessoas com menos de 40 anos foi a cardiomiopatia/fibrótica, cerca de 28%. Cardiomiopatia é o enfraquecimento e aumento do músculo cardíaco, o que torna mais difícil o bombeamento de sangue feito pelo coração. O consumo de álcool foi a causa mais comum (cerca de 26% das mortes) em pessoas com idades entre 40 e 59.

A obesidade também foi um fator determinante na morte dessas pessoas, cerca de 23% pessoas com mais mais de 60 anos. Os achados reforçam a doença arterial coronariana como uma das causas mais comuns de morte súbita cardíaca, mas também identificam outras causas de morte súbita em diferentes grupos etários. A obesidade e o alcolismo oferecem perigo significativo para a saúde de uma pessoa, principalmente quando estão juntos.

Esses dois fatores aumentam as chances de morte súbita principalmente depois dos 50 anos, além disso, aumentam as chances do desenvolvimento de diversas outras doenças. Depois dos 30 anos de idade o nosso corpo sofre algumas mudanças naturais em seu funcionamento, como por exemplo o metabolismo. Por isso, é importante ficar atento ao peso, pois as calorias que antes eram queimadas mais rapidamente, agora poderão levar mais tempo para irem embora.

A prática de excercícios físicos regularmente, como caminhadas, musculação e esportes, são atividades que ajudam a controlar o peso e a manter a saúde perfeita. Adotar uma alimentação equilibrada e saudável é outra dica muito importante, pois além de ajudar no peso, inibe o aparecimento de diversas doenças.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: [email protected] Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.