Não há nada que combine mais com um dia quente de verão do que uma cervejinha gelada à beira-mar, ou mesmo num fim de expediente, com os amigos.
O povo brasileiro é simplesmente apaixonado por essa bebida milenar, apreciada pelos sumérios, egípcios, mesopotâmicos e ibéricos, cuja história do consumo data de 6.000 a.C. Mas a cerveja da qual falaremos aqui, não é a industrializada, produzida em larga escala e tradicional no mundo todo. A bola da vez são as cervejas artesanais, assunto deste post.
O boom do mercado…
Trazer algo novo para um mercado tão fiel quanto o da cerveja – que é simplesmente a 3ª bebida mais consumida no mundo, foi uma aposta ousada e bem-sucedida.
As cervejas artesanais ou caseiras recriaram o hábito de se tomar aquela “gelada” e esse é um mercado levado muito a sério pelos empreendedores do negócio. E o Brasil já conta com produtores de qualidade e o setor vem crescendo anualmente.
Conhecendo o produto
Cerveja artesanal é aquela produzida de forma “caseira”. E esse termo não quer dizer que somente as cervejas produzidas em casa são classificadas como artesanais.
Mesmo as pequenas cervejarias, que possuem processos de engarrafamento e equipamentos automatizados também têm sua produção enquadrada nessa categoria, por se preocuparem com os ingredientes e o preparo da cerveja, que deve ter produtos naturais e livres de químicos em sua formulação.
É claro que também existem os pequenos produtores, que realizam todo o processo de maneira mais simples e utilizam equipamentos bem menores, em suas próprias casas e engarrafam sua produção de maneira mais “rústica”, com garrafas comuns e rolhas.
O segredo da cerveja artesanal está em sua diversidade, além da qualidade dos produtos utilizados e da personalização das receitas, levadas a sério pelos mestres cervejeiros.
O que as torna especiais e faz valer cada centavo a mais, pago pelo seu sabor, é a forma como a sua produção é encarada, num processo bem parecido com o da gastronomia: o mestre cervejeiro é como o chef de cozinha: ele acompanha, de perto, todas as fases de sua preparação, cuidando da escolha dos melhores ingredientes e de cada pequeno detalhe, do início ao fim.
Além disso, as cervejas caseiras (as produzidas em casa mesmo), têm uma produção limitada a alguns litros por vez, o que eleva ainda mais o seu status e o interesse pelos consumidores. No país, já é possível encontrar rótulos de alta qualidade, que fazem sucesso em pubs, bares e restaurantes.
Não perca mais tempo: veja onde encontrar e experimente essa delícia!