Saúde

Poluição associada ao risco de ataque cardíaco

By  | 

A exposição a níveis elevados de tráfego relacionados com a poluição do ar parece aumentar temporariamente o risco de ataque cardíaco, sugere uma nova pesquisa britânica (publicada na revista “Health”). No entanto, a elevação no risco aparente é de curta duração, sendo de apenas 5:59 horas após a exposição, se dissipando completamente após esse tempo.

Além do mais, a exposição à poluição do ar não está acima de risco cardíaco em geral, apenas aumenta as chances de um indivíduo que já apresenta o risco de um provável ataque. Para avaliar o impacto potencial da poluição do ar sobre a saúde do coração, os pesquisadores analisaram cerca de 79 mil pacientes na Inglaterra e País de Gales, que sofreram um ataque cardíaco entre 2003 e 2006.

Depois de observar a hora do ataque cardíaco de cada paciente a equipe analisou dados relevantes, como o tempo regional, poluição do ar, partículas poluentes (PM10), monóxido de carbono, dióxido de enxofre, ozônio e os níveis de dióxido de nitrogênio.

Após o ajuste de vários fatores, como temperatura do ar, umidade e condições virais em geral (como gripes e resfriados), as ocorrências de feriado e dias específicos da semana, a equipe descobriu que níveis mais altos de PM10 e dióxido de nitrogênio pareciam estar associados ao risco de sofrer ataque cardíaco.

Embora o risco de ataque cardíaco tenha sido observado até 72 horas após a exposição à poluição do ar, 6 horas após a essa exposição não houve aumento dos fatores de risco. Apesar dessa observação, a equipe observou que embora possa haver um potencial limitado para reduzir a carga global de infarto do miocárdio através da redução da poluição, as campanhas e ações sobre a poluição atmosférica já estão apresentando bons resultados, e isso se reflete em diferentes áreas da saúde, diminuindo a mortalidade geral, respiratória e cardiovascular.

Há muitos dados que mostram que a poluição atmosférica pode ter um forte impacto sobre a saúde do coração. Então, se você faz parte de uma população vulnerável à poluição, as chances de sofrer um ataque cardáco serão bem maiores. Vale lembrar que os danos causados por uma ataque cardíaco (quando não letal) podem ser permanentes.

Naturalmente, a solução seria diminuir a poluição do ar, e isso não é nada que não tenhamos ouvido antes. No entanto, esta é mais uma indicação nos dizendo para fazer tudo o que podemos para reduzir a exposição à poluição.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

1 Comment

  1. Tony Ho

    at

    Infelizmente o ar das grandes metrópoles, além da poluição tem muitos poucos íons positivos e negativos para combater vírus, bactérias, fungos e ácaros, afetando a saúde de crianças, idosos, gestantes, hipertensos, cardíacos, diabéticos e esportistas e todas as pessoas que sofrem de alguma alergia respiratória como asma, rinite, sinusite, bronquite, além de gripes, resfriados e pneumonia. Tente manter a casa limpa e colocar um bom purificador de ar nos quartos e verá como você e a sua família poderá respirar, relaxar e dormir melhor a noite. Procure um purificador que possua filtro de carvão ativado e o verdadeiro filtro HEPA, o mesmo utilizado em centros cirúrgicos e que consegue reter até 99,97% das impurezas acima de 0,3microns, e melhor ainda sem efeitos colaterais.
    Já existe no Brasil o purificador de ar da Sharp com tecnologia Plasmacluster. É um produto revolucionário e já comprovado por institutos de pesquisas independentes de vários países. O único purificador do mundo que emite íons positivos e negativos simultâneos (patente da Sharp), como na floresta, para atacar vírus, bactérias, fungos e ácaros diretamente no ar, no chão e nas paredes e espero que as pessoas necessitadas consigam sentir-se um pouco mais confortáveis com ele. Este purificador já ajudou inclusive na prevenção e no combate a proliferação da gripe de frango em hospitais de Hong Kong/China. tony@qarbr.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!