Muitas pessoas pensam que cuidar dos cabelos é algo meramente estético, mas não é bem assim. Nossos cabelos também podem indicar problemas de saúde. Então, devemos cuidá-los como qualquer outra parte do nosso corpo.
Você já ouviu falar em sensibilidade no couro cabeludo?
Pois é! Se você já sentiu ou conhece alguém que sente certo incomodo ao pentear ou enxugar os cabelos e que não passa com o tempo, pelo contrário, vai se tornando cada vez mais forte, pode ser algum problema com o couro cabeludo.
A sensibilidade no couro cabeludo pode acontecer por diferentes causas. Referente aos seus sintomas também podem ser diferentes, desde dores no couro à descamação e ardência.
Segundo os dermatologistas, de acordo com o motivo pelo qual esse problema existe será o tratamento mais adequado.
Pessoas que têm queda de cabelo podem ter maior probabilidade de dores e problemas no couro cabeludo, pois o cabelo tem função de proteger o couro e com sua queda, a diminuição da densidade dos fios pode tornar a região mais desprotegida.
Os casos mais graves de problemas de couro cabeludo são quando ocorrem as descamações do couro. Doenças como a psoríase e micoses podem causar esse problema de descamação, sendo que alguns dos causadores desse problema podem ser o uso de tratamentos químicos, como tinturas e escovas progressivas.
Como evitar
Para evitar esse tipo de problema, devemos tomar alguns cuidados no dia a dia que são simples, mas muito importantes de acordo com os dermatologistas, por exemplo, ao lavar os cabelos, evite usar água muito quente e faça movimentos delicados ao lavar e secar com a toalha, quanto ao uso do secador, se for necessário, evite usá-lo muito quente também.
Com relação ao tratamento para o couro cabeludo, quem deve prescrever esse tratamento é um médico dermatologista que poderá indicar xampus e outros produtos capilares mais suaves e com menores chances de causar irritação ao couro cabeludo.
Lembre-se que para iniciar qualquer tratamento e para minimizar as dores no couro cabeludo é importante também cuidar de problemas, como queda de cabelo e caspas que devem ser curados também.
Cuidar dos cabelos não se trata apenas de estética, mas também de saúde. Atente-se!