Saúde

Por que o couro cabeludo dói? Saiba mais!

By  | 

Muitas pessoas pensam que cuidar dos cabelos é algo meramente estético, mas não é bem assim. Nossos cabelos também podem indicar problemas de saúde. Então, devemos cuidá-los como qualquer outra parte do nosso corpo.

couro-cabeludo

Você já ouviu falar em sensibilidade no couro cabeludo?

Pois é! Se você já sentiu ou conhece alguém que sente certo incomodo ao pentear ou enxugar os cabelos e que não passa com o tempo, pelo contrário, vai se tornando cada vez mais forte, pode ser algum problema com o couro cabeludo.

A sensibilidade no couro cabeludo pode acontecer por diferentes causas. Referente aos seus sintomas também podem ser diferentes, desde dores no couro à descamação e ardência.

Segundo os dermatologistas, de acordo com o motivo pelo qual esse problema existe será o tratamento mais adequado.

Pessoas que têm queda de cabelo podem ter maior probabilidade de dores e problemas no couro cabeludo, pois o cabelo tem função de proteger o couro e com sua queda, a diminuição da densidade dos fios pode tornar a região mais desprotegida.

Os casos mais graves de problemas de couro cabeludo são quando ocorrem as descamações do couro. Doenças como a psoríase e micoses podem causar esse problema de descamação, sendo que alguns dos causadores desse problema podem ser o uso de tratamentos químicos, como tinturas e escovas progressivas.

Como evitar

Para evitar esse tipo de problema, devemos tomar alguns cuidados no dia a dia que são simples, mas muito importantes de acordo com os dermatologistas, por exemplo, ao lavar os cabelos, evite usar água muito quente e faça movimentos delicados ao lavar e secar com a toalha, quanto ao uso do secador, se for necessário, evite usá-lo muito quente também.

Com relação ao tratamento para o couro cabeludo, quem deve prescrever esse tratamento é um médico dermatologista que poderá indicar xampus e outros produtos capilares mais suaves e com menores chances de causar irritação ao couro cabeludo.

Lembre-se que para iniciar qualquer tratamento e para minimizar as dores no couro cabeludo é importante também cuidar de problemas, como queda de cabelo e caspas que devem ser curados também.

Cuidar dos cabelos não se trata apenas de estética, mas também de saúde. Atente-se!

Por que o couro cabeludo dói? Saiba mais!
Rate this post

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: [email protected] Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

1 Comment

  1. sandra regina calzolari do prado

    at

    Boa tarde!

    Hoje estou sentindo uma dor no couro cabeludo, no lado esquerdo. Não tenho problemas de quedas de cabelo e nem usei nenhum tipo de boné ou qualquer outra coisa que pudesse causar isso.
    Aguardo resposta.

    Grata.

    Sandra

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Content is protected !!