A alface talvez seja o mais popular e talvez a verdura mais conhecida e até mais consumida, essa verdura está presente em diversos cardápios e consumido por diversas pessoas que não tem o costume de ter vegetais em sua alimentação.
Há diversos tipos de alfaces, dentre elas está as alfaces repolhudas, as alfaces romanas, alfaces frisadas e alfaces galegas, cada tipo de verdura tem dentro das categorias citadas tem um nome popular, como por exemplo, a alface Batávia que é um alface repolhuda.
O seu corpo ao ingerir a alface está ingerindo os seguintes nutrientes, considerando cada 100 gramas consumidas:
- A porcentagem de água na verdura é de mais de 96 por cento.
- As calorias presentes estão em torno de 11 quilocalorias.
- Contém cerca de um grama de proteínas.
- Contém cerca de dois gramas de carboidratos.
- Contém cerca de dois gramas de fibra alimentar.
- A presença de colesterol é tão pequena que é considerada nula.
- A presença de lipídios está em torno de 20 por cento de um grama.
- Contém sais minerais como cálcio com 38 miligramas, fósforo com 26 miligramas, ferro com meio grama, uma grande quantidade de potássio com mais de 265 miligramas e cerca de 3 miligramas de sódio.
- Contém cerca de um décimo de grama de tiamina e de riboflavina.
Com o uso do talo da verdura pode se fazer chás que tem propriedades calmantes segundo culturas populares, o seu suco tem funções antialérgicas, as suas folhas e talos tem funções laxantes, além de segundo as culturas populares também ter propriedades medicinais para aliviar a arteriosclerose, artrite, aploplexia, além de muitos outros males.
Apesar da cultura popular usar a verdura como remédios naturais, o correto mesmo é consultar o seu médico e saber o que acontece com o seu corpo e possíveis tratamentos.