O peixe não é consumido tanto quanto as carnes vermelhas no Brasil, apesar de muitas pessoas saberem que ela é mais saudável do que as carnes vermelhas, o hábito de consumir peixe ainda é pequeno, o ideal para o consumo de peixe deve ser duas vezes por semana, enquanto consome outras carnes animais também. Veja os principais benefícios ao se consumir a carne de peixe e seus derivados:
- Contém vitaminas A, E, D, niacina além de conter também ferro, magnésio, iodo, cálcio, potássio, fósforo, sódio, flúor, cobalto, manganês, selênio além de muitos outros.
Esse alimento contribui muito para diminuir a taxa de colesterol e também para diversas doenças do coração, além de não deixar a espessura dos vasos sanguíneo não se tornarem espessas demais.
- Evita inflamações diversas.
- Quantidade de proteínas maiores do que em outros tipos de carnes animais.
- Os seus nutrientes atuam no cérebro atuam nas células nervosas.
- Ótimo para controlar o apetite, o que faz de sua presença em regimes e dietas muito especial.
No entanto a pessoa que deseja consumir a carne de peixe deve ficar atenta aos critérios ao ir comprar ela, saber escolher e conhecer quais peixes estão sadios na exposição do estabelecimento de venda é etapa fundamental, uma mau escolha poderá surtir efeito contrário e talvez até causar males, veja os critérios á considerar quando comprar carne de peixe:
- Verifique se o peixe está devidamente congelado e conservado, se estiver forar do congelamento ou não abrigado na temperatura ideal isso será um fator para baixar a qualidade da carne do peixe.
- As escamas devem estar firme, se as escamas estiver soltando facilmente não compre e escolha outro peixe ou estabelecimento.
- O cheiro do peixe deve ser o normal, se estiver maior do que deveria desconfie e não compre se tiver demasiado com odor.
- Verifique se a carne está firme e se não se desmancha facilmente.
Inclua o peixe em sua rotina de alimentação, faça o consumo dele pelo menos de uma á duas vezes por semana, os ganhos são garantidos e a sua saúde agradece.