Ele pode se apresentar nas cores verdes, amarela ou vermelha, cada pimentão e sua respectiva cor tem um preço de compra nos mercados, uma curiosidade sobre os pimentões é que existem variedades exóticas nas cores brancas, roxo, laranja, preto e azul, mas, são raros os legumes dessas cores.
As pimentas também tem uma escala na qual se mede a quantidade de ardor que cada uma delas tem, a escala de Scoville, o pimentão tem o valor 0 nessa escala, além de ser considerada fruta por conter sementes em seu interior além de ser comestível.
Observe os principais nutrientes presentes no pimentão e sua quantidade em cada 100 gramas:
- A quantidade de gordura presente é a décima parte de um grama, ou seja, 0.1 gramas.
- Contém uma quantidade de calorias de quase 30 quilocalorias.
- Contém mais de 1 grama de proteínas.
- Contém uma pequena quantidade de vitamina A, vitamina B1 com 20 mcg, vitamina B2 com 30 mcg, vitamina B5 com 20 miligramas e vitamina C com 126 miligramas.
- A quantidade de potássio presente no pimentão está em torno de 140 miligramas, a de sódio está em 16 miligramas, 10 miligramas de cálcio, 25 miligramas de fósforo e cerca de meio miligrama de ferro.
A aplicação do pimentão é muito útil em saladas diversas ou então em sua alimentação diárias podendo diretamente ser colocada no prato, há opções de refogar o legume sem falar nas diversas receitas nas quais pode se incluir esse alimento.
Além de conter um valor nutritivo muito bom contém componentes que ajudam na manutenção das principais funções do corpo humano, a vitamina C presente estabiliza e administra o sistema imunológico, o cálcio presente é ótimo para fortalecer os ossos do dentes além do restante do corpo, o ferro é um ótimo mineral para evitar a anemia em crianças, só tem a ganhar quem consome esse legume regularmente.