Sem categoria

Quinze minutos de exercício beneficia a saúde e aumenta a expectativa de vida

By  | 

Um estudo realizado em Taiwan e publicado pela revista científica e médica, The Lancet, concluiu que 15 minutos diários de prática física já são suficientes para trazer benefícios para a saúde, além de aumentar a expectativa de vida do individuo.

A pesquisa vai contra a famosa teoria, que defende a prática de exercícios por, pelo menos, 30 minutos, para que haja algum tipo de benefício para a saúde.
O estudo foi feito durante 13 anos, sendo que pesquisadores e profissionais acompanharam cerca de 420 participantes, com diferentes idades, estilos de vida e históricos genéticos e de saúde. O resultado apontou que as pessoas que praticaram 15 minutos de exercícios diários já obtiveram índices muito mais animadores do que as que não praticaram nenhum tipo de atividade.

Diversos aspectos positivos foram percebidos no primeiro grupo, como fortalecimento muscular, cardiovascular e respiratório, além de facilidade em manter o peso ideal. Mas, o mais surpreendente é que o grupo dos praticamente de exercícios apresentou menor incidência de câncer e uma maior expectativa de vida, que chegou há até três anos.

O médico e pesquisador, Chi Pang Wen – que acompanhou a pesquisa feita pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Saúde de Taiwan – afirmou que os 15 minutos diários de exercícios podem ser cumpridos por pessoas de qualquer faixa etária e até com problemas de saúde leves, quando autorizadas por um profissional. Os exercícios podem ser caminhadas rápidas, corrida, ciclismo, musculação e outras atividades.

Vale lembrar que o resultado da pesquisa ainda está sendo contestada e analisada por muitos profissionais e pesquisadores da área da saúde e do esporte. Além disto, a prática de 15 minutos de exercícios diários pode ser benéfica para a saúde, mas não proporciona a queima de gordura, o emagrecimento e a perda de peso ou a definição muscular, devido ao pequeno espaço de tempo. Para ficar em boa forma e cuidar da estética, os exercícios físicos continuam sendo mais intensos e longos do que o parâmetro desta pesquisa.

De qualquer forma, a notícia é boa e não há mais desculpas para ninguém continuar no sedentarismo!

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!