Atualmente a medicina complementar vem se destacando cada vez mais, à medida que novas moléstias aparecem, também aparece à cura na medicina complementar para essas moléstias.
Quiropraxia a cura através das mãos, profissionais quiropratas tratam pacientes sem o uso de medicamento, usando técnicas e tão somente as mãos para esse fim.
A quiropraxia é reconhecida pela OMS Organização Mundial de Saúde, como medicina complementar que enfoca a relação entre a coluna vertebral e o sistema nervoso.
A Quiropraxia se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção das disfunções mecânicas no sistema neuromusculoesquelético e os efeitos dessas disfunções na função normal do sistema nervoso e da saúde em geral.
Qualquer pessoa pode se valer da quiropraxia independente de sexo e idade, pessoas do sexo feminino ou masculino, recém-nascidos ou idosos.
No Brasil e no mundo o órgão que regula a atividade é a ABQ Associação Brasileira de Quiropraxia ela é credenciada a WFC Federação Mundial de Quiropraxia, no país ela não é legalmente reconhecida a lei de reconhecimento está em projeto PL 4.199/2001.
Segundo a OMS a profissão está estabelecida em mais de 80 países e 112 anos.
O profissional de quiropraxia é graduado, a graduação dura cinco anos, as disciplinas estudadas são: as biomédicas, métodos diagnósticos, terapêuticos e práticas clinicas estas disciplinas envolvem: anatomia, fisiologia, neurologia, biomecânica, histologia.
No Brasil existem apenas dois cursos de graduação: na Anhembi Morumbi, São Paulo e Feevale, em Novo Hamburgo, RS.
A quiropraxia baseia-se no principio cientifico de que o sistema nervoso controla cada célula, músculo e órgão do nosso corpo.
Constantemente os neurotransmissores percorrem as medulas espinhais e retornam com informações ao cérebro se o corpo está ou não bem, se as vértebras apresentarem movimentos ou posições impróprias pode interferir nessa troca de informações vitais, podendo causar irritações nos nervos e comprometimento dos tecidos.
Para a quiropraxia a dor é um reflexo inteligente que os neurotransmissores do cérebro utilizam para demonstrar a existência de problema.
Com a correção de desalinhamentos existentes na vértebra, o cérebro diminui os sinais da dor.
A quiropraxia é recomendada quando:
O paciente apresenta dor lombar.
O paciente apresenta dor ciática.
Hérnia de disco
Ocorrência de torcicolos
Formigamento nos membros superiores ou inferiores.
O paciente apresenta problemas posturais.
Quando a cólica menstrual torna-se muito incomoda.
Insônia
Restrições a movimentações.
A quiropraxia surge como um dos tratamentos de cura através das mãos mais eficiente nos dois últimos séculos, a mão de um profissional bem qualificado detentor das técnicas corretas é realmente um milagre para as disfunções das vértebras.