in ,

Reposição hormonal, solução ou perigo para saúde da mulher?

Em primeiro lugar é preciso alertar a todas mulheres que desejam se tratar da “temida“ menopausa , que 99% dos artigos e estudos sobre medicamentos para terapia de reposição hormonal, são tendenciosos!

Sim, são escritos por autores ligados a indústria de remédios, de forma

que a maioria do que se lê e se ouve por sobre o assunto, será sempre  favorável aos medicamentos para reposição hormonal.

Provavelmente se você é mulher e se encontra na menopausa deve estar completamente confusa e assustada pensando,

E agora, o que devo fazer? usar ou não usar medicamentos para reposição hormonal?

Bem,  mesmo com os artigos sendo de certa forma difíceis de confiar, já que existe um forte conflito de interesses, isso não deve desabonar a qualidade dos produtos/medicamentos.

O que precisa ficar claro, para quem pretende iniciar esse tipo de tratamento é que existem os prós e os contras.

Para tomar a importante decisão de utilizar ou não tais medicamentos, é necessário saber quais riscos e vantagens para sua saúde.

No caso dos benefícios, os efeitos trazem “alívios “ diminuindo as desagradáveis ondas de calor e a fadiga, além de prevenir a osteoporose e melhorar a elasticidade e lubrificação da vagina.

Já os prejuízos podem ser assustadores! Como perda auditiva, doenças cardiovasculares, e aumento do risco de câncer de mama e ovário.

Avaliando estas informações, fica claro que a reposição hormonal pode trazer muitos problemas a saúde da mulher, e os benefícios não parecem superar os danos.

Exatamente por esta razão especialistas da área recomendam que a reposição hormonal seja feita somente em casos graves, onde os incômodos da menopausa sejam praticamente insuportáveis.

Questione bastante seu medico sobre o assunto, cada caso é um caso.

Você precisa saber se é uma paciente que será realmente beneficiada com o tratamento, ou somente mais uma vitima influenciada por falsas promessas de remédios milagrosos.

Converse com um especialista em que você confie, pergunte sobre tratamentos alternativos.

As vezes uma simples mudança na alimentação, aderindo a uma dieta especial pode diminuir e muito seus sintomas.

A terapia não hormonal pode ser uma alternativa, tratando os sintomas de forma isolada, com medicamentos específicos para cada desconforto.

Alguns exemplos de medicamentos utilizados são  anti-hipertencivos, anti-drepessivos, ansiolíticos e suplementação de cálcio.

Não entre em pânico, e nem em sonho você deve fazer uso de NENHUM medicamento para reposição hormonal sem acompanhamento médico!

O tratamento adequado além de resolver pode salvar sua vida.

 

Fonte de pesquisa: PloS Medicine

Leve a vida numa boa

Andropausa um problema a ser tratado de frente