Curiosidades

Reutilizar embalagens: exemplo de consumo sustentável

By  | 

A modernidade tem dois lados, é fato. Muitos produtos prontos para o consumo, diversas opções de marca, preço, sabor, peso e embalagem nos seduzem diariamente em prateleiras de lojas e supermercados.

Mas e quanto ao lixo que produzimos, o que é feito dele? Por dia, cada um de nós produz quase 1kg de lixo sólido e, para o terror das gerações futuras, apenas 2,8 kg de todo esse lixo é recuperado por ano. Por isso, vamos demonstrar aqui, algumas sugestões de como reaproveitar embalagens e colaborar com um mundo mais sustentável.

embalagem reutilizavel

Criatividade & atitude sustentável 

Você não precisa tornar enfadonho o reaproveitamento de embalagens dos produtos que consome. Com boa vontade, criatividade e consciência ambiental, todos nós somos capazes de tornar objetos que normalmente iriam direto para o lixo em belas opções de decoração, utilidades domésticas e fonte de renda extra.

Confira as dicas! 

Reutilização prática e funcional 

O vidro é um dos materiais que mais desprezamos e com um dos melhores potenciais de reutilização. Como ele não reage ao contato com demais substâncias, é seguramente indicado para o armazenamento de bebidas, óleo de cozinha para descarte e, até mesmo, como um belo item de ornamentação para sua casa – um vaso de flores, por exemplo.

Já as garrafas pet são os itens mais lembrados quando o assunto é reciclagem. E para elas, há uma infinidade de usos possíveis em vez de serem misturadas ao lixo doméstico não reaproveitável. Podem se tornar porta-trecos, vasos para hortas suspensas, luminárias, cofrinhos, vasos decorativos, entre outros.

As rolhas de vinho podem se tornar lindos anjinhos para decorar sua árvore de natal, usando papel alumínio ou papel branco e um pedacinho de renda ou outro tecido. Os rolos de papel higiênico, por sua vez, seriam os duendes, bastando para isso um pouco de tinta e a colaboração de uma criança, que além de ajudar na decoração, aprenderá desde cedo o que é ter atitudes sustentáveis.

Ainda no clima decoração de natal, os palitinhos de madeira do churrasco do fim de semana podem se tornar lindos ouriços e servirem de decoração para aparadores e mesas de centro. É muito simples de fazer: basta espetar os palitos num pedaço de sabão e salpicar glitter prateado no centro da peça até o meio dos palitos, deixando as pontas em tom natural. Super clean!

E as latinhas de conservas e embutidos? Para elas, também existem opções de reuso de fazer brilharem os nossos olhos. Que tal criar um clima intimista e aconchegante transformando-as em luminárias suspensas à base de velas para sua varanda? O efeito decorativo pode ser conseguido fazendo-se vários furinhos ao seu gosto nas latas, além da pintura, que dará o toque final ao seu artesanato. E se você é apaixonada por plantas, elas podem ainda se tornar lindos vasinhos para serem pendurados nos muros de seu jardim. Na mesa de estudos da criançada, elas também têm vez, como divertidos porta-lápis.

Que tal decorar a sua casa ou produzir artesanato para revenda com essas incríveis dicas de reaproveitamento de materiais? Divirta-se!

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: [email protected] Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!