Saúde

Cuide de sua saúde: leia um bom livro!

By  | 

Você sabe que leu um bom livro quanto você vira a última página e sente como se tivesse perdido um amigo.

Paul Sweeney

Mais do que um hábito ou um hobby, a leitura é para muitos, uma terapia. A literatura nos permite viajar por lugares e conhecer fatos históricos e culturais sem sair de casa, além de nos transportar a universos fantásticos e nos emocionar com lindas narrativas que transcendem o tempo.

Aproveitando a euforia dos últimos momentos de 2013, nos quais fazemos vários planos de melhorias para diversos aspectos da vida, ter uma vida mais saudável fica sempre na promessa depois da contagem regressiva para o ano novo. Por isso, vamos expor aqui alguns motivos para que você leia mais e cuide de sua saúde, além de acrescentar novas experiências à sua bagagem cultural.

bom livro

A ciência comprova: ler faz bem à saúde 

A prática da Biblioterapia – termo utilizado por psiquiatras americanos que acompanhavam a evolução de soldados feridos na Segunda Guerra Mundial, tem comprovada eficácia no auxílio à recuperação de pacientes.

E  essa terapia “alternativa” não se restringe apenas ao puro e simples hábito de ler. A escolha dos conteúdos, vertentes literárias e ritmo de leitura também influenciam no processo de relaxamento do cérebro. Casos de transtornos psicóticos em adultos e crianças também encontraram nessa técnica uma aliada no tratamento de doenças como a depressão e a esquizofrenia, só para citar alguns casos.

Um dos especialistas que obteve destaque em suas experiências nesse campo foi o psicólogo Bruno Bettelheim, que dirigiu, durante vários anos, o Instituto Sonia-Shankman para crianças psicóticas, em Chicago, nos Estados Unidos. Em suas incursões clínicas, o terapeuta trabalhava mitos e histórias selecionados com crianças, a fim de que elas exteriorizassem suas demandas psicológicas com o auxílio dessa ferramenta.

À medida que ia lhes contando as narrativas, percebia que algumas causavam maior impacto, fazendo com que elas pedissem para que fossem repetidas; sendo esses conteúdos associados à problemática vivenciada por elas. Assim, recontando a história e problematizando seus símbolos, encontrava os meios de trabalhar os conflitos internos pelos quais elas estavam passando.

Por que ler é um hábito saudável? 

Os estudos científicos comprovaram que a leitura, diferente do que acontece com o cinema, o teatro e a TV, faz com que o indivíduo construa seus próprios símbolos baseados naquilo que está lendo. Dessa forma, as pessoas absorvem o conteúdo com base em sua própria bagagem cultural e internalizam suas conclusões, de acordo com os elementos fornecidos pelas histórias lidas.

Portanto, além de relaxar e sentir aquele cheirinho bom de livro novo, ao ler, você estará contribuindo para a aquisição de novos conteúdos e uma vida muito mais saudável. Corra para a livraria e compre já um bom título e comece o ano cuidando de sua mente!

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!