Sem categoria

Saiba como aproveitar as sobras da ceia de Natal no dia seguinte

By  | 

Natal é sempre sinônimo de mesa farta e muita variedade de alimentos, frutas e bebidas. Muitos de nós, temendo pela falta de comida em caso de convidados inesperados, acabamos exagerando no cardápio e errando a mão na quantidade de comida a ser servida.

Por isso, trouxemos com este post alternativas para evitar o desperdício de alimentos e contribuir para que a sua geladeira não fique abarrotada de pratos guardados rolando dia após dia pelas prateleiras até irem para o lixo. Confira!

Mantendo o sabor do que foi servido no dia anterior…

Pode parecer um ato de pura compulsão por limpeza e organização querer guardar tudo assim que o último membro da família anuncia que já está satisfeito.

No entanto, segundo os nutricionistas, armazenar corretamente os alimentos após o término da refeição é o que fará com que eles possam ser degustados sem sustos no dia seguinte. Por isso, não reclame na hora de ajudar a guardar as sobras da ceia, porque elas têm de estar adequadamente refrigeradas para que possam ir à mesa mais uma vez sem causar problemas como a intoxicação alimentar, por exemplo.

Pratos

que foram servidos gelados não têm mistério algum: sirva-os normalmente, como na noite de natal. Já os queridinhos da família, o peru, o chester, o pernil e o tender, por sua vez, necessitam ser reaquecidos para evitar a ingestão de bactérias que porventura tenham surgido no período compreendido entre o pós jantar e a ida à geladeira.

As deliciosas frutinhas

que enfeitaram a mesa com suas cores e também foram apreciadas por todos podem se tornar deliciosos sucos ou saladinhas, que vão ajudar a recompor as energias gastas na farra gastronômica da noite passada.

Nunca é demais repetir, apesar de toda dona de casa sensata ter em mente aspectos como economia e escassez de alimentos em muitas partes do mundo: evite um cardápio cheio de pratos que certamente serão sobras no outro dia. Por mais que um ou outro fique sem experimentar aquele prato delicioso que não foi feito em grande quantidade, o benefício de não ter de jogar nada fora é uma atitude sustentável e de valorização do alimento que faz um grande percurso até chegar à nossa mesa.

Se, porém, você realmente estava esperando aqueles tios, tias e cunhados que juraram estar vindo para a ceia e não apareceram, não hesite em dar um rumo nobre para os alimentos que não deseja aproveitar e comer novamente: procure por alguém menos favorecido e leve, além de um prato de comida, um pouco de carinho e afeto através desse gesto de dividir com um irmão necessitado aquilo que você acabaria inconsequentemente jogando fora.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!