Um novo estudo realizado na Espanha revela que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode levar ao sexo inseguro e problemas relacionados. O sexo inseguro é a causa mais comum de infecção pelo HIV, por isso, encontrar formas de prevenir o sexo é uma meta importante dos esforços de saúde pública para prevenir o vírus da AIDS. O uso excessivo de bebidas alcoólicas tem sido associado com a incidência de HIV.
No entanto, não ficou claro se o sexo inseguro associado com álcool realmente levou à infecção pelo HIV, ou se certos traços de personalidade, tais como a busca de sensações ou comportamentos de risco, levou tanto ao uso de álcool quanto sexo inseguro. Neste estudo, os pesquisadores realizaram 12 experimentos que testaram essa relação de causa e efeito. Eles concluíram que o álcool afeta a tomada de decisões e que este efeito aumenta a quantidade de álcool consumida. Os autores do estudo afirmaram que quanto mais álcool os participantes bebiam, mais eles estavam dispostos a se envolver em relações sexuais sem proteção.
Para cada 0,1 miligramas por mililitro no nível de álcool no sangue, houve um aumento de 5% na probabilidade de um participante do sexo inseguro.
Beber tem um efeito causal sobre a probabilidade de se envolver em relações sexuais sem proteção, e, portanto, deve ser incluída como um fator importante nos esforços de prevenção para o HIV. Este resultado também ajuda a explicar por que as pessoas em risco muitas vezes mostram este comportamento, apesar de possuírem um melhor conhecimento.
De fato, o álcool pode influenciar nos processos de decisão. Além disso, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas também pode oferecer um risco maior de infecção por diversas doenças sexualmente transmissíveis, além de uma possível gravidez indesejada.
Principalmente aqui no Brasil, o álcool ainda é problema “cultural”, onde beber é um hábito e é passado de gereção para geração. Mesmo essa “tradição” sendo mais vista no interior, também é possível notar que esse exagero no consumo de bebidas alcoólicas também acontece nas grandes cidades, e isso pode ter um impacto significativo na vida do indivíduo.
Mesmo com tanta informação circulando por tantos meios de comunicação, falando à respeito dos riscos que o consumo excessivo de álcool podem oferecer, ainda vemos muitos acidentes nos quatro cantos do nosso país. Diversos tipos de acidentes provocados por pessoas embriagadas, acidentes que poderiam ser facilmente evitados e diversas vidas seriam poupadas.