Saúde

Tabagismo, diabetes e obesidade podem diminuir o tamanho do cérebro

By  | 

Como se já não houvessem boas razões para não fumar e manter o peso controlado, um novo estudo afirma que estes fatores de risco podem causar uma diminuição no tamanho do cérebro de pesoas na meia idade, levando a declínios mentais no período de uma década. A pesquisa avaliou dados de 1.400 participantes, cuja a idade média era de 50 a 60 anos. Foi descoberto que o tabagismo, a pressão arterial elevada, o diabetes e o excesso de peso, estavam ligados a  perigosas alterações vasculares.

Não é possível curar a doença ou o envelhecimento, porém, a dica dada pelo autor da pesquisa, “Dr. Alexander Piettri”, é manter o corpo e a  mente saudáveis. De fato, as pessoas deveriam parar de fumar, controlar a sua pressão arterial, evitar o diabetes e perder peso, porém, essas metas parecem distantes para algumas pessoas, com tantos compromissos e preocupações diárias cuidar da saúde acaba ficando em último plano.

Fumar, uma das causas uma diminuição no tamanho do cérebro de pesoas na meia idade, levando a declínios mentais no período de uma década.

Os participantes passaram por testes de colesterol, pressão, diabetes e mediram a massa corporal e a circunferência da cintura.

Eles também passaram por exames cerebrais de ressonância magnética ao longo de uma década. Aqueles que sofreram derrame ou demência foram excluídos no início do teste. Participantes com pressão arterial elevada pioraram rapidamente, apresentando uma taxa maior do crescimento de pequenas áreas de lesão cerebral vascular em relação aos participantes com pressão arterial normal.

Já os participantes com diabetes, sofreram um pequeno encolhimento do cérebro, em uma área conhecida como hipocampo. Os fumantes  apresentaram uma perda maior e mais rápida no volume total do cérebro e no hipocampo. Enquanto isso, os participantes obesos foram responsáveis pelos piores resultados nos testes de função executiva, além de ter apresentado um declínio mais rápido na diminuição do tamanho do cérebro em relação aos outros participantes.

Sabemos que o tabagismo e o excesso de peso podem causar diversas doenças, por isso, essa é outra ótima razão para manter ambos bem distantes de nós. Porém, mesmo com tanta informação circulando e vários alertas passarem diariamente diante de nossos olhos, as pessoas não dão a atenção devida e acabam deixando a própria saúde de lado. O cigarro vem sendo combatido de forma mais severa ultimamente, até mesmo nas próprias embalagens estão estampadas as consequências que o fumo pode causar.

É preciso ter força de vontade para mudar o estilo de vida e garantir um corpo saudável, o primeiro passo é admitir o problema e o segundo começar a agir.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: [email protected] Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!