Saúde

Tarefas domésticas relacionadas ao estresse feminino

By  | 

Cuidar da casa, cuidar das crianças, ser uma boa esposa, trabalhar fora, etc… Essa é a vida de milhões de mulheres no mundo todo, que se desdobram para dar conta de várias atividades ao longo do dia. Uma nova pesquisa afirma que as mulheres se sentem muito mais cansadas e estressadas por conta de suas atividades domésticas do que os homens. Segundo a pesquisa, as mães que trabalham fora gastam mais de 9 horas por semana em suas tarefas domésticas do que os pais, ou cerca de 48 horas por semana para as mães em comparação com 39 horas para os pais.

A pesquisa descobriu que quando as mulheres estão fazendo várias coisas ao mesmo tempo, elas relatam que se sentem estressadas, enquanto os homens não parecem se importar tanto. Pesquisadores afirmam que poderia ser porque as tarefas dos homens envolvem mais o trabalho, enquanto as tarefas das mulheres envolvem trabalhos domésticos, combinados com a criação dos filhos.

Entre as mães que trabalham, 53% das tarefas envolvem o trabalho doméstico em comparação com 42% das tarefas entre os pais que trabalham. Além disso, 36% das tarefas femininas envolvem cuidados com as crianças, em comparação com 26% para os pais. Pesquisas anteriores descobriram que as mulheres se sentem sobrecarregadas com trabalho e responsabilidades familiares, e sentem que tem muito pouco tempo para atender a ambos, de acordo com a informação de fundo no estudo.

A porcentagem de mulheres profissionais que trabalham pelo menos 50 horas por semana, mais do que dobrou, passando de 6% em 1970 para 15% no final dos anos 2000. Enquanto isso, o aumento entre os homens foi de 34% para 38%. Em quase 30% de todos os casais assalariados que tinham filhos, pelo menos um dos cônjuges trabalha em uma programação fora do padrão diurno, e em quase metade destes casais, pelo menos um dos cônjuges trabalha durante o fim de semana.

É preciso reavaliar a divisão de trabalhos domésticos entre o casal e a família, o que os pais e os filhos poderiam fazer para ajudar as mães? Os homens costumam usar a desculpa de que certas tarefas não devem ser feitas por homens, e dessa forma tiram o corpo fora de diversas tarefas domésticas. Não basta levar a filha para a academia quando sua a esposa diz que não pode, é preciso ter boa vontade e iniciativa, e se tiver que aprender a fazer uma nova tarefa, porque não? Trabalhos domésticos, como por exemplo o trabalho no jardim, não parece tão ruim quando a família inteira trabalha em conjunto para obter resultados. Mães, em especial se sentem muito bem quando a família trabalha unida.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: [email protected] Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!