Dieta

Risco de demência associado ao diabetes

By  | 

Quando as pessoas com diabetes tipo 2 também lutam contra a depressão, há uma chance de desenvolver uma terceira condição preocupante, a demência sobe acentuadamente, sugere um novo estudo. Especificamente, os pacientes com diabetes tipo 2 apresentam o dobro de probabilidade de desenvolver demência de três a cinco anos após terem sido diagnosticados com depressão em comparação com pessoas não depressivas com diabetes. Os pesquisadores ainda revelam que ter diabetes em si, provavelmente, dobra o risco de demência.

Estudos anteriores já haviam mostrado que uma condição muito comum que costuma acompanhr o diabetes é a depressão. Cerca de 22% das pessoas diabéticas sofrem com a depressão. E agora, os novos dados sugerem que se você tem depressão, além da diabetes, corre um risco significativo de demência. No entanto, os autores do estudo observaram que o risco absoluto de demência por qualquer pessoa com depressão e diabetes continua a ser relativamente pequeno.

Os autores observaram que a depressão e o diabetes estão entre as questões de saúde mais prevalentes enfrentadas por idosos. Além disso, cada uma das duas condições parecem aumentar o risco independente para o desenvolvimento do outro, ou seja, ser diabético aumenta a probabilidade de se tornar depressivo, enquanto ser depressivo aumenta o risco de desenvolver diabetes.

Os pesquisadores descobriram que pouco mais de 2% das pessoas que sofrem de diabetes e depressão passam a desenvolver uma ou mais formas de demência, incluindo a doença de Alzheimer. Por outro lado, apenas 1% dos pacientes que tiveram apenas diabetes acabou desenvolvendo demência durante o período de 10 anos.

Mas os autores também notaram que muitas coisas que podem impulsionar as chances de depressão entre pacientes diabéticos, como seguir uma dieta pobre, a adotar um estilo de vida sedentário ou fumar, são comportamentos modificáveis.

Isso significa que pacientes e médicos tem algumas metas claras para intervenções de menor risco de depressão e, possivelmente, risco de demência. Então, o importante a ser focado aqui é que existem tratamentos muito eficazes para a depressão. E por isso, se você é um diabético que tem depressão, é muito importante cuidar da saúde e ter atenção especial com a mesma.

Não é surpreendente que eles tenham encontrado uma relação entre a depressão em diabéticos e um maior risco de demência. É importante salientar que, embora o diabetes e a demência apresentem influências genéticas, as pessoas podem reduzir o risco para ambos. Por exemplo, evitar a obesidade, adotar uma dieta relativamente com baixo teor de gordura e praticar exercícios físicos regularmente.

 

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!