Nos meses de julho a setembro, a umidade relativa do ar é muito baixa, algumas vezes atingem 20% em algumas cidades brasileiras, isso faz com que as pessoas tenham dificuldade em respirar, além de problemas respiratórios, rinites e bronquites. A umidade abaixo de 30% é considerada grave pelo Ministério da Saúde, e aliada à poluição agrava os problemas de saúde, e pode causar ate infarto.
Para ajudar a aliviar os efeitos do tempo seco, beba bastante água, pelo menos 02 litros por dia, e use bastante soro fisiológico para hidratar a mucosa nasal. Se possível tenha um umidificador em casa, coloque uma toalha molhada no quarto antes de dormir ou uma vasilha com água.
A poluição também e uma consequência da temperatura seca, isto faz com que os gases não se dispersem no ar, deixando os olhos secos e com ardência, a garganta seca, dificuldade de respirar e pigarro.
As crianças e idosos são os que mais sofrem, por isso redobrem a atenção com eles, incentive-os a ingerir bastante água e sucos naturais, evite o acúmulo de poeira em casa, prefira alimentos frescos, evite frituras. Durma em local arejado e úmido (coloque vasilhas de agua ou umidificador). Evite atividades físicas das 10h as 17h, pois é o período em que a umidade do ar fica mais baixa, não tome banhos muito quente, use sempre o protetor solar.
Se você optar em usar o umidificar, não o deixe ligado por 24 horas, pois o excesso de umidade pode provocar mofo, ligue-o somente quando estiver no ambiente ou na hora de dormir, ou ainda deixe ligado durante 03 horas antes de dormir e desligue-o ao deitar. O umidificador é uma boa opção, pois existem alguns modelos que ajudam na purificação do ar. Caso você não tenha um umidificador, adote medidas mais simples, como as propostas anteriormente, o caso da toalha molhada, mas não deixe de se cuidar e tome bastante água.