Saúde

Tempo Seco: Como se cuidar

By  | 

Nos meses de julho a setembro, a umidade relativa do ar é muito baixa, algumas vezes atingem 20% em    algumas cidades brasileiras, isso faz com que as pessoas tenham dificuldade em respirar, além de problemas  respiratórios, rinites e bronquites. A umidade abaixo de 30% é considerada grave pelo Ministério da Saúde, e  aliada à poluição agrava os problemas de saúde, e pode causar ate infarto.

Para ajudar a aliviar os efeitos do tempo seco, beba bastante água, pelo menos 02 litros por dia, e use  bastante soro fisiológico para hidratar a mucosa nasal. Se possível tenha um umidificador em casa, coloque  uma toalha molhada no quarto antes de dormir ou uma vasilha com água.

A poluição também e uma consequência da temperatura seca, isto faz com que os gases não se dispersem no ar, deixando os olhos secos e com ardência, a garganta seca, dificuldade de respirar e pigarro.

As crianças e idosos são os que mais sofrem, por isso redobrem a atenção com eles, incentive-os a ingerir bastante água e sucos naturais, evite o acúmulo de poeira em casa, prefira alimentos frescos, evite frituras. Durma em local arejado e úmido (coloque vasilhas de agua ou umidificador). Evite atividades físicas das 10h as 17h, pois é o período em que a umidade do ar fica mais baixa, não tome banhos muito quente, use sempre o protetor solar.

Se você optar em usar o umidificar, não o deixe ligado por 24 horas, pois o excesso de umidade pode provocar mofo, ligue-o somente quando estiver no ambiente ou na hora de dormir, ou ainda deixe ligado durante 03 horas antes de dormir e desligue-o ao deitar. O umidificador é uma boa opção, pois existem alguns modelos que ajudam na purificação do ar. Caso você não tenha um umidificador, adote medidas mais simples, como as propostas anteriormente, o caso da toalha molhada, mas não deixe de se cuidar e tome bastante água.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: [email protected] Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!