Saúde

Vegetais contra o câncer no cólon

By  | 

Comer frutas e vegetais pode reduzir o risco de alguns tipos de câncer colorretal de forma significativa. É o que afirma um novo estudo realizado na Austrália, publicado na revista “New Life”. Pesquisadores australianos examinaram a dieta de aproximadamente 1.000 pacientes com câncer colorretal, e cerca de 1.000 pessoas que não sofriam com a doença.

Eles descobriram que o consumo de certos alimentos hortícolas e frutas foram associados com uma diminuição do risco de câncer no cólon proximal e distal. O consumo de vegetais brassica, tais como brócolis, couve, couve-flor, nabos e repolho, por exemplo, parece reduzir o risco de câncer no cólon superior, enquanto o consumo regular de frutos e hortaliças (legumes e verduras) reduziu o risco de câncer no cólon.

Eles também descobriram que comer mais maçãs escuras e vegetais amarelos está ligado diretamente a um risco significativamente menor de desenvolver câncer de cólon.

Ainda assim, níveis mais elevados de consumo de suco de fruta (industrializados) foram associados a um risco maior para o desenvolvimento de câncer retal.

As frutas e os vegetais tem sido examinados extensivamente em pesquisas nutricionais em relação ao câncer colo-retal, no entanto, seu efeito protetor tem sido objeto de debate, possivelmente devido aos diferentes efeitos em diferentes partes do intestino grosso que foram apresentados.

Pode ser que alguma confusão sobre a relação entre a dieta e o risco de câncer seja devido ao fato de que os estudos anteriores não levavam o câncer colorretal em consideração. A replicação destes achados em grandes estudos prospectivos podem ajudar a determinar se uma maior ingestão de vegetais é um meio para reduzir o risco de câncer no cólon.

Mesmo que seja provado o contrário, que o consumo de vegetais não reduz o risco de câncer de cólon, é válido lembrar que o consumo de vegetais, frutas, legumes e verduras é extremamente importante para a nossa saúde, pois previne inúmeras doenças e oferecem diversos benefícios ao nosso corpo.

Em muitos casos não associamos a ligação entre a alimentação e  a doença, no entanto, de fato a alimentação é um fator que deve receber atenção especial, pois uma dieta desiquilibrada pode ser a chave para abrir as portas para a entrada de diversas doenças. É fundamental ficar atento quanto a qualidade de nossa alimentação, adotando um dieta equilibrada e saudável, dessa forma estaremos agindo de forma preventiva, impedindo o desenvolvimento de diversas doenças e garantindo uma saúde perfeita.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!