Curiosidades

Velhas tradições para receber o ano novo

By  | 

Quem não tem aquele velho hábito repetido sempre quando acaba a contagem regressiva para receber um novo ano?

Seja na simplicidade de usar o branco ou na preparação de oferendas a Iemanjá, tanto nós brasileiros, quanto o restante das pessoas espalhadas pelo mundo elegemos essa data como um marco em nossas vidas. Que tal conhecer algumas das tradições já consagradas para receber 2014 de braços abertos? Vamos a elas.

simpatia ano novo

A celebração brazuca… 

Começando pela escolha do que será servido à mesa, já encontramos algumas simpatias clássicas relacionadas ao Réveillon.

Em vez de aves, é marca registrada entre a maioria dos brasileiros o consumo de carne suína, por acreditarem que comer animais que ciscam para trás pode trazer retrocesso na vida no ano seguinte. Há também aqueles que acreditam que o ano novo poderá ser melhor se passarem a virada com dinheiro no bolso, além dos três pulinhos com a taça de champagne na mão, jogando tudo para trás, para deixar as coisas ruins e receber as boas.

Não poderia deixar de ser citada a crença nas cores do vestuário como forma de obter a realização dos desejos no ano novo: o amarelo, para trazer dinheiro e fartura; o vermelho, para a paixão; o tradicionalíssimo branco, para quem deseja ter paz e luz; o azul para a calma e o verde, simbolizando a esperança.

E o maior palco do espetáculo de fogos e luzes dessa data marcante em nosso país, famoso e já visto por milhões de pessoas das mais diversas partes do mundo é, sem dúvida, a Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, onde milhares de pessoas pulam as sete ondinhas e entregam suas oferendas à rainha do mar no Candomblé, Iemanjá.

O Réveillon pelo mundo 

Começando com os orientais, temos o exemplo dos chineses, que limpam suas casas para afugentar os maus espíritos.

Entre os turcos, a tradição é a de guardar pedras de sal grosso em sacos com turquesas para obter proteção. Já os dinamarqueses têm o hábito de subir em cadeiras e os britânicos, por sua vez, usam rolhas de champagne com moedas como amuletos. Em Portugal e na Espanha, as pessoas vão às janelas bater palmas para receber o ano novo, denominado Rosh Hashanah, pelos judeus, que o comemoram de forma móvel no mês de setembro. 

A mais famosa passagem de ano fora das terras tupiniquins é a que ocorre na Time Square, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

E você, já escolheu o local ideal para receber 2014?

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: [email protected] Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!