Ciências

O que a ciência produziu de mais interessante em 2013

By  | 

O ano está acabando e todos nos preocupamos em reavaliar nossas conquistas pessoais ao longo dos 365 dias passados, cheios de esperança para as novas realizações no ano que vai chegar.

ciencia 2013E, em meio a essa euforia diante de nosso próprio sucesso, acabamos por deixar de observar quantas descobertas foram feitas e quanto avançamos no campo da ciência e tecnologia.

Por isso, vamos compartilhar aqui alguns avanços interessantes da ciência no ano de 2013, para que você tenha bons assuntos para aquele bate-papo com os amigos nas férias. Confira!

A ciência a serviço do homem

Uma das mais notáveis conquistas no campo da ciência que figurou entre as 10 maiores do ano, segundo a conceituada revista Science, vai revolucionar a forma como o cérebro é visto por médicos e cientistas. A técnica denominada Clarity, desenvolvida pelos notáveis da Universidade de Stanford, proporciona maior transparência aos tecidos cerebrais e permite a visualização das conexões realizadas entre os neurônios, ampliando vertiginosamente as possibilidades de explorar a mente humana.

Ainda falando em cérebro humano, outra importante contribuição da comunidade científica foi a criação de pequenos cérebros, de aproximadamente quatro milímetros de diâmetro, com o objetivo de facilitar o estudo do desenvolvimento do órgão e tornar mais consistentes os estudos de doenças neurológicas. Bom para nós e para os animais, que não precisarão mais servir de cobaias para testes.

Outra interessante descoberta dos pesquisadores pode parecer mentira, mas não é. Segundo eles, algumas das trilhões de bactérias que vivem em nosso corpo podem desempenhar o papel de amigas de nosso organismo, ao contrário do título de “vilãs” que demos a elas até então. Essas bactérias “do bem” podem servir, além das tradicionais vacinas para imunização contra doenças, no papel de valiosas aliadas na digestão e na proteção contra as bactérias malignas, que provocam diversos males ao homem.

De longe, uma das mais aguardadas e polêmicas pesquisas também se sagrou bem-sucedida em 2013: a clonagem de células-tronco. Através da extração de células do tecido humano, os cientistas da Universidade de Saúde e Ciência de Oregon (EUA) implantaram seu DNA dentro do núcleo de alguns óvulos e observaram que eles se desenvolviam de modo a permitir sua transformação em qualquer tipo de célula humana. Essa é, sem dúvida, uma ótima notícia para os pesquisadores em busca da cura de doenças como o Parkinson, por exemplo.

E a grande vencedora entre as pesquisas reveladas pela publicação é a imunoterapia para o combate ao câncer. Por meio desse tratamento, que age no sistema imunológico do paciente, os tumores são atacados e a técnica, após alguns testes clínicos, demonstrou ser capaz de produzir grandes resultados contra tipos de câncer mais agressivos, como o melanoma.

E aí, gostou das novidades? Compartilhe com os amigos que gostam de uma boa conversa sobre os mais diversos temas.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: [email protected] Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!