Saúde

Vitamina D ajuda a prevenir câncer

By  | 

Algumas pessoas são propensas a desenvolver melanoma, a forma mais grave de câncer de pele. Novas pesquisas, sugerem que o consumo de vitamina D pode reduzir a probabilidade de desnolver melanoma pela metade. O melanoma afeta a pele, representando cerca de 6% dos tipos de câncer de pele, dos quais é o mais agressivo. Existem vários indícios promissores, afirmando que o consumo de vitamina

D e cálcio previnem o melanoma à longo prazo. Curiosamente, a exposição ao sol também promove a produção de vitamina D na nossa pele, porém, essa exposição deve ser controlada sempre. Vitamina D e cálcio são bem conhecidos por seus papéis no crescimento ósseo, mas eles também afetam outras células do corpo. Alguns estudos têm demonstrado que a vitamina D e o cálcio estão associados a um risco menor de diversos tipos de câncer, como câncer de cólon, mama, próstata, pele, dentre outros.

Novas pesquisas, sugerem que o consumo de vitamina D pode reduzir a probabilidade de desnolver melanoma pela metade.

O cálcio também tem sido usado para reduzir o crescimento de tumores em pacientes com câncer de cólon, sempre obtendo resultados positivos. Porém, não se sabe ao certo se o cálcio tem relação direta com a redução das chances de desenvolver melanoma, o que se sabe, é que a combinação entre cálcio e vitamina D proporcinou resultados satisfatórios.

Durante vários anos, pessoas que tiveram câncer de pele e que tinham o hábito de consumir vitamina D, reduziram as chances do desnvolvimento de melanoma, 57% em relação à pessoasque não tinham esse hábito. A cada ano que passa o número de pessoas diagnosticadas com melanoma e outros tipos de câncer pele tem crescido, por isso, é importante estar atento à situações de risco.

Com tantas mudanças climáticas acontecendo temos a impressão que o clima está cada vez mais quente, o que de fato é verdade, a medida que o buraco da camada de ozônio se torna maior, a entrada de raios UV também aumenta. É muito importante evitar a exposição ao sol em horários de pico, principalmente entre às 10h e 16h. É aconselhável se proteger contra os raios UV, usando chapéu, guarda-sol, óculos e principalmente filtro solar.

Obviamente, pessoas com cor da pele mais clara correm um risco muito maior, por isso, o cuidado também deve ser redobrado, a exposição ao sol deve ser controlada e uso de protetor solar é fundamental, sendo sempre acima do fPS 30. Lembrando que mesmo em dias nublados estamos expostos aos raios UV, portanto, o uso de protetor solar deve ser mantido.

 

 

 

 

 

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: [email protected] Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!