Sem categoria

Zumba ou Bokwa? Descubra as diferenças

By  | 

Nos dias de hoje, com toda essa “onda” de globalização, tudo muda muito rápido e as novidades chegam a todo instante.

Desde a moda, a tecnologia e até mesmo os estilos musicais que variam a cada instante. Aliás, a todo o momento podemos encontrar um novo estilo e um novo ritmo.

Hoje, nas academias, encontramos um novo ritmo muito cotado pela maioria dos alunos que é a zumba.

Sobre a dança…

A zumba chegou aqui no Brasil com tudo. É um ritmo de origem colombiano que surgiu na década de 90 e tem como seu principal criador Beto Perez.

Para praticar a zumba, o estilo de músicas utilizado são ritmos latino-americanos, como: merengue, reggaeton, pop, cumbia, mambo, salsa, salsaton, rumba e calipso.

Quanto aos movimentos dessa dança, podemos dizer que o instrutor cria uma coreografia para cada música, usando uma combinação de passos simples e com movimentos de dança, inspirados em ritmos latinos.

Assim, durante as aulas, o instrutor utiliza-se de sinais verbais e os alunos só precisam copiá-lo.

Bokwa

Outro estilo que vem se tornando conhecido é o Bokwa que se trata de um estilo um pouco mais recente, criado em 2000, na Califórnia e logo em seguida, no Reino Unido, tendo por criador, Paul Mavi.

Para a prática desse ritmo, os estilos de música usados são músicas mais recentes, como os sucessos pop, mas nesse ritmo é possível que o professor tenha maior liberdade de escolher a música a ser usada.

Esse estilo, o Bokwa, deve ser considerado não uma aula de dança, mas sim, uma aula de aeróbica, pois na realidade, não existe coreografia nem contagem de passos. A idéia desse estilo é se movimentar ao som da música desenhando letras e números com os pés, usando movimentos inspirados nas danças de guerra africanas, capoeira e artes marciais brasileiras.

No Bokwa, as aulas são divididas em níveis. Dessa forma, você pode ir se adequando aos poucos, de acordo com o seu próprio ritmo.

Zumba x Bokwa

Sendo assim, as diferenças mais evidentes entre a zumba e o bokwa é que no primeiro, trata-se de uma aula um pouco mais voltada para a dança e no outro, de uma aula mais aeróbica.

Você deve optar pela que mais tenha a ver com suas necessidades e com seu estilo, ou, se possível, pratique as duas, pois certamente você irá se divertir muito e ainda manterá seu corpo em forma.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: [email protected] Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Content is protected !!