Vida Saudável

Alimentação na Medicina Tradicional Chinesa: Previnir é Mais Fácil que Curar – Parte 2

By  | 

A prevenção baseia-se na alimentação, em técnicas de aprimoramento da respiração, em exercícios físicos regulares, na utilização de ervas medicinais e no desenvolvimento de um trabalho interior, para pacificar as emoções e levar ao autoconhecimento.

Estes pressupostos foram calçados em estudos profundos sobre a individualidade dos organismos, com suas características hereditárias, biótipos, propensões a desenvolver determinados comportamentos e hábitos, fragilidades constitucionais e aporte energético, a par de investigações sobre a qualidade e a quantidade de alimentos adequada a cada um.Templo

Criou-se dessa forma, a Dietética da Medicina Tradicional Chinesa, como um sistema não só de prevenção, mas também curativo, pois o conhecimento detalhado sobre os efeitos dos variados grupos alimentares na fisiologia humana, permite que a alimentação seja um recurso complementar a quaisquer outras técnicas de tratamento, ou mesmo, a terapia principal, como nos casos em que indivíduos necessitem mudar hábitos alimentares para permanecerem sadios.

A Alimentação, verdadeira fonte da energia adquirida, é formada dos nutrientes e da essência que formam e põem em atividade todas as estruturas orgânicas. O recém nascido pesa em torno de 3000g e o adulto, em torno de 80000g.

Foi por meio dos alimentos de origem celeste e terrestre, que foi incorporada toda essa matéria, de modo que, a alimentação é o fator que propicia a formação do corpo físico e da energia necessária para manter o dinamismo da forma.

A relação interdependente e complementar da energia e da matéria é o meio indissolúvel de se manter a vida. O tipo, a qualidade, a quantidade e o horário da alimentação podem nos condicionar um corpo físico e energético adequado ou inadequado para nossas atividades, mantendo um organismo sadio ou cada vez mais propenso, precocemente, a originar um processo de adoecimento que pode assumir proporções crônicas e evolutivas.

É importante lembrar, que somos literalmente, o que comemos, uma vez que o alimento ingerido vai se transformar em nutrientes que incorporados ao sangue circularão por todo o organismo abastecendo todos os sistemas e transformando-se em tecidos e energia. Daí a importância do sistema alimentar da Medicina Chinesa, uma vez que permite a cada um alimentar-se seguindo a sua natureza individual e única.

A concepção filosófica na qual se apóia a Medicina Tradicional Chinesa se baseia em três premissas básicas: a Teoria do Yang-Yin (condição primordial e essencial para a gênese de todos os fenômenos naturais), a Teoria dos Cinco Movimentos (água, madeira, fogo, terra e metal) e a Teoria dos Zang Fu (órgãos e vísceras).

Yang e Yin sãos os dois aspectos essenciais e específicos que compõe tudo que existe no Universo. O Yang representa todos os aspectos que se caracterizam por atividade, calor, movimento, claridade, força, expansão e polaridade positiva. Também o homem é representado como Yang. O Yin representa o oposto do Yang, ou seja, os aspectos que se caracterizam por repouso, frio, inatividade, escuro, implosão, retração e polaridade negativa. Também a mulher é representada como Yin. Assim Sol e Homem são Yang. Terra e Mulher são Yin.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico minha vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, não poderia fazer outra coisa na vida. Com muito amor compartilho minhas dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros.com.br. E-mail: [email protected] @blogdakika

0 Comments

  1. Muito interessante a visão oriental. Sempre gostei. Alimentos processados são gostosos mas realmente não são capazes de substituir a qualidade do alimento natural, no que diz respeito ao prazer e a vivência de comer alimentos no seus estados mais puros de existência. é outra vivência pegar um ovo recém botado e ainda quente e pegar ovos no super! acho que até que quase ninguém comeu ovo "fresco" assim! 🙂
    Prevenir, concordo, é melhor….más hoje em dia, prevenir é uma tarefa dificilmente adotada! as pessoas preferem ser "remediadas" ou para dizer melhor , preferem ser medicadas e que soma o sintoma!!
    abraço
    frederica

  2. DECORDOVA

    at

    O ARTIGO: ALIMENTAÇÃO NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA: é MAIS FÁCIL PREVENIR QUE CURAR – PARTES 1 E 2 – É DE MINHA AUTORIA, PUBLICADO NO SITE DO VIDA. A SRA. CYNTHIA SOUZA COPIOU LITERALMENTE MEU ARTIGO E ASSINOU. PEÇO-LHE A GENTILEZA DE COLOCAR EXPRESSAMENTE MINHA AUTORIA SOB PENA DE TER DE BUSCAR JURIDICAMENTE MEUS DIREITOS, SEM FALAR QUE ESTE ARTIGO FOI PUBLICADO NESTE SITE, SEM A MINHA PERMISSÃO.
    ATENCIOSAMENTE
    RITA CÓRDOVA

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.