Controlando sintomas da TPM

TPM – tensão pré-menstrual – um assunto que atinge, não só as mulheres, mas também, indiretamente, aos homens que convivem em meio a esse turbilhão de hormônios, já que a TPM, nada mais é que, uma oscilação nos hormônios durante o período menstrual. Aliás, é sim uma doença que, segundo pesquisas, atinge cerca de 40% das mulheres.

Infelizmente, quem tem, acaba sofrendo pelos inúmeros sintomas, apesar de umas sofrerem mais e outras menos e isso acontece, principalmente, em mulheres que tem faixa etária dos 18 aos 35 anos. Lembrando que, nos 2 primeiros anos da menstruação, o corpo ainda não está acostumado e a evidência dos sintomas pode ser maior.

Os sintomas da TPM

Entre algumas pesquisas, poucas são as mulheres que não sentem absolutamente nada (que maravilha!), pois a maioria das mudanças pode notar irritação como o pior e mais evidente sintoma nesse período.

Outro sintoma muito pontuado nas pesquisas é a mudança de humor repentina. Além disso, algumas mulheres sentem mais dor de cabeça, tristeza, vontade de comer doce, ficam mais sensíveis e, é claro, sentem cólica.

Controlando os sintomas

Se você sofre dos sintomas da TPM, procure melhorar a sua alimentação, comendo certos alimentos cerca de 10 a 15 dias antes da menstruação. Vale lembrar que são alimentos que podem e, alias, devem ser consumidos sempre, pois são muito favoráveis à saúde da mulher.

Como dica, coma os seguintes alimentos: carnes, amendoim, nozes, leite, atum, fibra, legumes e frutas, além de beber bastante água. Agora, o ideal é evitar gorduras e frituras, excesso de açúcar, sal, entre outras coisas.

Para aliviar do estresse e das tensões da oscilação hormonal, pratique exercícios também que ajudarão a melhor o seu astral e fará muito bem ao seu organismo. Os aeróbicos são muito bons e você pode fazê-los umas quatro vezes por semana, cerca de 30 minutos que já será o suficiente.

Você pode apelar também para a leitura de um bom livro, ouvir músicas mais relaxantes ou mesmo ficar mais “na sua”, quietinha, de modo a evitar atritos, caso sinta que a irritação está grande.

Pratique a paciência também nesse período e boa sorte!

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>