Hábitos Errados de Alimentação

Rate this post


A maioria das pessoas se alimenta mal e não o nota. Alguns comem em excesso, impondo ao organismo um excesso de trabalho que acarretará profundo desgaste ao longo dos anos, resultando em muitas doenças. O excesso de comida, contudo, pode acompanhar-se de deficiências sutis, extremamente comprometedoras, como a falta de fibra e a falta de certas vitaminas e minerais.

O “comilão” geralmente ingere calorias demais e vitaminas, minerais e fibras de menos. Há quem ingira muitos alimentos assados, fritos e cozidos, sem ingerir quase nada de frutas e verduras frescas. Quase todos usam produtos industrializados demais, introduzindo no organismo quota perigosa de sal, açúcar, aditivos químicos e gorduras. O consumo abundante de alimentos de origem animal como manteiga, carnes, banha, etc., pode elevar o colesterol no sangue pela ingestão aumentada de gorduras saturadas.

O uso de doces, balas, refrigerantes, guloseimas, tortas, etc., leva o aumento significativo do aporte de açúcar e aditivos químicos, o que pode ocasionar sérios problemas, principalmente para os predispostos ao diabetes, á aterosclerose e á obesidade.

As crianças que usam muitas guloseimas, bebidas, sorvetes, etc., tendem especialmente a sofrer de má nutrição crônica, mesmo que sejam “gordinhas”, porque estes produtos, falsamente chamados de alimentos, são muito pobres em vitaminas, minerais e proteínas, contendo apenas calorias vazias.

A falta de atividades físicas, junto com o excesso de alimentos contribui para obesidade.

Acreditamos que o maior problema nutricional da humanidade é a má nutrição e não a desnutrição, isso por causa da desorientação alimentar e da rotina do dia-a-dia das pessoas, onde não sobra “tempo” para comer adequadamente.

Não há magias, médico ou nutricionista famoso, nem remédio superelaborado que garanta saúde. Saúde é acima de tudo, questão de hábitos.

Livro: As Hortaliças na Medicina Natural

Autores: A. Balbach e D. Boarim

Share

Recent Posts

Alimentos que não devem fazer parte da sua dieta

Sabemos que para termos uma vida saudável e alcançar o objetivo de ter a silhueta perfeita devemos nos prevenir e…

2 anos ago

Mito ou verdade: dietas causam problemas de visão?

Diferentes tipos de dietas aparecem diariamente, uma mais maluca do que a outra e tudo isso para acabar com aqueles…

2 anos ago

Top 5 – mitos das dietas

Sabemos que hoje em dia podemos contar com um vasto leque de novas dietas a cada instante, algumas que você…

2 anos ago

Dieta da moda. Dieta da aveia!

Sabemos que a cada segundo uma nova dieta é criada por alguém e passa a ser seguida de acordo com…

2 anos ago

Veja a melhor idade para se fazer dietas

Sabemos que de acordo com determinados momentos de nossa vida, temos diferentes preocupações e prioridades. (mais…)

2 anos ago

Precisa ir ao gineco? Atente-se ao seu corpo!

Uma coisa que toda mulher precisa saber e fazer, é uma visitinha ao seu ginecologista anualmente, pelo menos, para fazer…

2 anos ago